A descontração e o espírito explorador dos millennials foram o ponto de partida para a elaboração de 'Digníssimo', a nova linha de produtos da Salton composta por dois coquetéis à base de malte uísque saborizados com mel ou canela.
A nova marca, concebida para conversar com um público mais jovem, foi desenvolvida pela Raison Pure, brand atelier do grupo multinacional francês Team Créatif, que também criou o posicionamento e as embalagens, assim como um personagem – o “Digníssimo Senhor Presidente”, que personifica de forma divertida a figura tradicional do Presidente.
A nova linha está posicionada sob a marca Presidente, que está há mais de 80 anos no portfólio da Salton. “O desafio proposto era criar uma nova marca, que aliasse a contemporaneidade do público com a tradição da marca, numa proposta de posicionamento mais premium quando comparada ao Presidente atual, mas ainda acessível.”, destaca Fernando Sommer, sócio-diretor da Raison Pure.
“Há um boom no investimento de grandes marcas em destilados saborizados. O mercado é amplo, curioso. E nós tínhamos todas as ferramentas para a produção de um produto de qualidade no Brasil.”, explica Maurício Salton, presidente da vinícola.
Comunicação visual
Digníssimo rompe radicalmente com os códigos visuais da marca Presidente e cria uma proposta nova e ousada no mercado de bebidas destiladas. O uso de cores vibrantes, como verde e roxo, e de uma linguagem gráfica mais descolada, além de sabores mais marcantes, agregam novos valores para a marca Presidente.
O conceito “As notáveis receitas do Digníssimo Senhor Presidente” utiliza uma linguagem clássica e rebuscada em contraponto a uma identidade visual absolutamente moderna e provocativa. O logotipo foi construído através da combinação de uma tipologia vintage executada de uma forma moderna. A ilustração do Presidente também combina um estilo clássico com intervenções modernas.
O projeto levou cerca de seis meses, entre o recebimento do briefing e o desenvolvimento das artes finais. Oito profissionais participaram do trabalho – entre eles uma especialista em tipografia para ajudar no desenvolvimento do lettering.
“A Raison Pure possui internacionalmente um enorme expertise no mercado de bebidas alcoólicas. Digníssimo marca a estreia do Raison Pure São Paulo neste mercado, no Brasil, além de estreitar uma relação profissional iniciada com a Salton, em 2017. O projeto também ajuda a construir as credenciais de Brand Atelier ao apresentar um projeto completo, integrando o cliente aos três pilares fundamentais da agência: estratégia, design e craft.”, analisa Fernando Sommer.
A linha Digníssimo foi apresentada para o trade durante a feira Apas Show 2018 e deve chegar às gôndolas a partir de agosto de 2018.