Céu azul, circo, praça, gentes que gostam de gente, acrobacias e um letreiro que anuncia a chegada de sorrisos. Arte e público, espaço e alegria. De 3 a 25 de novembro, a Cia Circo-íris apresenta o espetáculo Pequeno Circo de Variedades em Nova Trento, São João Batista, Canelinha e Tijucas.
Com apresentações do espetáculo, bate-papo com atores e oficinas de malabares, as ações fazem parte do Circo Na Rua Vale do Rio Tijucas, são gratuitas e abertas a toda comunidade.
Em Nova Trento, as ações ocorrem na Praça Getúlio Vargas, no Centro, com apresentação no dia 3 de novembro, às 16h, do espetáculo Pequeno Circo de Variedades, seguido de roda de conversa, e no dia 4, às 16h, ocorre a oficina de malabares.
Em São João Batista, a oficina ocorre no dia 10, às 16h, e no dia 11, às 16h, a apresentação do espetáculo, todos na Praça do Sapateiro. Em Canelinha, a oficina ocorre no dia 17, às 16h, e a apresentação do espetáculo no dia 18, às 16h, na Praça Central. Em Tijucas, no dia 24 de novembro, às 16h, ocorre a apresentação do espetáculo Pequeno Circo de Variedades, e no dia 25, às 16h, a oficina de malabares, as duas ações na Praça Osnildo Lopes (Guinho).
Com classificação etária livre, em todas as atividades haverá um chapéu para contribuição espontânea e consciente. O Pequeno Circo de Variedades é um projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2017) e conta com apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e FUNCULTURAL.
Com produção e realização da Cia Circo-íris, o espetáculo conta a direção de Rodrigo Robleño; atuação de Luca Tuã do Amaral (palhaço Grapixo) e Rafaela Catarina Kinas (palhaça Pixincha); e com trilha sonora de Fernando Lobo e Luís Guilherme Holl.
Durante o processo de construção do espetáculo os artistas Luca Tuã e Rafaela Kinas contaram com as assessorias artísticas de Jô Fornari, da Cia Andante, no Teatro de Animação; de Ana Paula Grigoli e Carlos Velasquez, da Dale Circo, no malabarismo; de Loi Lima, da Indômita Cia, na comicidade física; de Mônica Costa, do Espaço Bravo, na acrobacia circense; de Sandro Spigolon, na mágica; de Juliano Valfi, na cenografia; Alex Souza, na elétrica; de Beatriz Carneiro, da Kalibazar Atelier, nos figurinos; Isabela Bugmann, no design; Humberto Soares nas ilustrações e, Chris Mayer, na fotografia do espetáculo.
"Mais do que um espetáculo, como uma obra acabada, o que vivenciamos nesse ano é o início de uma pesquisa na qual nos dedicaremos pelos próximos anos. Temos um circo, um circo do nosso tamanho e nele cabem muitos sonhos e tantos outros espetáculos e projetos", comenta a idealizadora do projeto e atriz, Rafaela Kinas.
“Com aproximadamente 45 minutos, o espetáculo é composto por números circenses, de habilidades executadas com a graça e a sofisticação que apenas dois palhaços são capazes", diz o artista Luca Tuã. Todas as apresentações serão seguidas de uma roda de conversa sobre o processo de criação do espetáculo, sobre a Cia e a arte na rua. "É importante abrirmos esse espaço de diálogo, para aproximarmos o público da realidade dos artistas locais, é um momento também para refletirmos juntos a importância da arte na rua e do lazer na cidade.", complementa Tuã.
Além das apresentações e da roda de conversa a programação do Circo Na Rua Vale do Rio Tijucas ainda traz uma oficina de malabares, com os artistas Rafaela Kinas e Luca Tuã, em cada cidade. "Quando praticamos ao ar livre, nas praças, sentimos que as pessoas têm muita vontade de brincar também. Oferecemos essa oficina como uma forma de oportunizar essa experiência para as pessoas, de todas as idades, com vontade de que a prática do malabarismo como lazer e esporte se popularize. Também é uma forma de nos aproximar ainda mais do público da nossa região", afirma Rafaela.
Em caso de chuva, as apresentações irão ocorrer em espaços fechados e as informações serão disponibilizadas nas redes sociais da Circo-Íris. Acompanhe as notícias e as novidades pelo Facebook ou site.