Uma estátua de bronze pela igualdade de gênero foi o trabalho em destaque no festival de criatividade Cannes Lions 2017. Depois dos três Grand Prix conquistados em um único dia (PR, Glass e Outdoor) e de incontáveis elogios por parte do júri e também das pessoas que circularam pelo Palais, “Fearless Girl” foi devidamente laureada como a grande ideia de 2017. O trabalho da McCann de Nova York recebeu o Grand Prix de Titanium, mais importante troféu da premiação que contempla as novas direções que a indústria publicitária deve seguir.
A campanha, desenvolvida para a empresa de serviços financeiros State Street Global Advisors, envolveu a colocação de uma estátua de bronze com a forma de uma menina num local emblemático, Wall Street, o coração financeiro de Nova Iorque. O objetivo da campanha foi o de incentivar as empresas e organizações a colocarem mais mulheres em posições de liderança, bem como chamar a atenção para o fundo “SHE”, através do qual a State Street Global Advisors investe em empresas que apostam em quadros femininos.
“Fearless Girl vai além de tudo que a indústria da propaganda já fez. Mesmo depois que nós não estivermos mais aqui, esse ícone ficará. Ele acompanha a cultura de nossos tempos atuais e não passa uma mensagem apenas para as mulheres, mas para todas as pessoas. Ele fala sobre enfrentar medos e desafios que todos os seres humanos têm. Sem dúvida, é um trabalho que mudou a percepção da publicidade global”, exaltou Khai Meng Tham, co-chairman e CCO global da Ogilvy & Mather.