Experiência de Marca

O ano dos marinheiros motivados

Bem possivelmente ninguém possa dizer que 2016 foi um ano fácil.

Bem, possivelmente ninguém possa dizer que 2016 foi um ano fácil. Até mesmo as empresas e agências que bateram suas metas tem o que reclamar. Foi um ano difícil, com o mercado, a política e a economia jogando contra. Sair dele vitorioso foi possível e muitos conseguiram, mas a custa de suor em excesso e investimentos mais arrojados (seja de tempo ou dinheiro). Não que isso necessariamente tenha sido um grande problema.

O ano que acabou foi de grande aprendizado para quem atua direta ou indiretamente no varejo e na comunicação. As verbas disponíveis para campanhas diminuíram de forma considerável em grande parte dos setores, compensando em parte a perda de clientes entrando em lojas. Assim,ser estratégico e criativo em cada ação se tornou ainda mais necessário. Com menos dinheiro a investir, a criatividade fez toda diferença. E 2017 deverá ser o ano em que estes aprendizados, juntos aos do passado, farão diferença.

Porém, precisarão de mais para que os projetos saiam do papel e ganhem vida. 2017 é um ano que pedirá mais líderes. Aqueles de verdade, não os dos livros de autoajuda. Líderes que saibam se auto motivar, e ao mesmo tempo motivar suas equipes.

O ano não começou com boas notícias nem na política e nem na economia, apesar do mercado estar apresentando sinais de que pretende melhorar. Continuamos abrindo os jornais e lendo previsões não muito estimulantes vindas dos especialistas em economia e política. Se dependermos do clima de otimismo que nos trazem, será um ano pequeno. Assim, dependerá dos líderes fazer deste ano um ano grande.

 

Em 2017 João Riva escreverá artigos par os leitores do Promoview e comentará no facebook live. O articulista é sócio da DuoVozz Inteligência, planejamento estratégico de marcas e vendas, palestrante e professor de graduação na Cásper Líbero, além de pós-graduação e MBA na FIA Escola de Negócios e UBS – Universidade do Varejo. Co-autor dos livros Trade Marketing – Pontos de Vista Expandidos e Marketing Promocional – Um Olhar Descomplicado.