A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) está promovendo a participação nacional na feira Sweets & Snacks Middle East, que acontece de 17 a 19/11, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. É a primeira vez que a entidade terá um estande no evento.
“O Oriente Médio está se tornando um dos principais centros do mundo no mercado de confeitaria. Em Dubai, as feiras são mais movimentadas e mais dinâmicas que na Europa, e os árabes demostram muito mais interesse nos produtos brasileiros”, afirma Rodrigo Solano, gestor de Exportação da Abicab.
Segundo Solano, a Abicab havia planejado ter apenas uma participação institucional na feira, mas, devido ao grande interesse das empresas brasileiras no mercado árabe, a associação abriu espaço para levar três empresas. Jazam, Montevérgine e Peccin são as companhias que estarão no estande do Brasil. “Cada vez mais empresas querem estar nas feiras do Oriente Médio”, destaca.
O gestor da Abicab conta que Arábia Saudita, Iêmen e Líbia são mercados-alvo do setor de confeitaria do Brasil. “E Dubai é sempre um ponto de ações promocionais”, lembra.
O executivo destaca que as companhias nacionais do setor estão buscando a internacionalização de seus produtos e embalagens. “Elas estão buscando, por exemplo, saber o gosto dos árabes, o que eles consomem”, diz Solano que ainda explica que, cada vez mais as indústrias estão procurando explorar os sabores e ingredientes típicos do Brasil, como o açaí, o brigadeiro e o amendoim.
“Nossas exportações são baixas frente ao potencial existente. Somos a terceira maior indústria de confeitaria do mundo, atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido. Segundo dados do Euromonitor, devemos chegar a segundo lugar em produção em 2016”, comenta Solano.
A Sweets & Snacks Middle East está em sua sétima edição. A feira é organizada em parceria pelo Dubai World Trade Center e pela Koelnmesse GmbH, empresa alemã que é responsável pela ISM-Colônia, maior feira do setor de confeitaria do mundo. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site.
Confira o vídeo da primeira edição da feira:
Fonte: Aurea Santos/anba.com.br