Experiência de Marca

Rio Wine and Food Festival envolve a Cidade Maravilhosa

Todos motivados pelo incentivo ao consumo de vinhos, que a cada dia está mais associado à saúde e ao bem viver. Muitos destes restaurantes farão eventos, menus especiais harmonizados ou oferecerão vinhos a preços especiais.

Um projeto inédito no Brasil promete envolver toda a Cidade Maravilhosa. Esta é a proposta do Rio Wine and Food Festival (RWFF) que teve início ontem (07/10), e segue até 13/10.

De acordo com a empresa organizadora, a Baco Multimídia, o evento impactará positivamente o carioca e atrairá visitantes para cidade, por meio do vinho e da gastronomia, ao associar esse segmento às outras formas de arte, cultura e entretenimento.

Com atividades que incluem desde o jantar de abertura no Copacabana Palace, até uma feijoada harmonizada com vinhos no simpático terraço do Instituto Cravo Albin, passando por degustações de vinhos raros, capacitação em comunidades e debates sobre o tema.

É assim que a semana vai ganhando o tom. Além disso, o RWFF brinda a comunidade do Morro do Chapéu Mangueira com o Wellcomunidade Drink, quando uma caravana de especialistas fará degustações, apresentações de vinhos e capacitação em bares. Haverá ainda um grande leilão beneficente de vinhos no Hotel Fasano.

Outra ampla ação é o movimento Rio Rolha Zero, o qual durante a semana do evento os restaurantes participantes não cobrarão a taxa de rolha e conta com nomes de peso como o Cipriani, Mr Lam, Alloro, Sawasdee, restaurantes do grupo Claude Troisgros (CT Boucherie, CT Trattorie, CT Brasserie e Olympe) Gero, Fasano, Paris, Terzetto e Uniko.

No dia 09/10, o seminário Vinho & Mercado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dará o tom acadêmico à semana. Os principais nomes do mercado produtor e importador debaterão sobre temas como marketing, vendas e e-commerce, na sede da instituição, em Botafogo.

Entre os palestrantes estão Carlos Paviani, diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Adilson Júnior, presidente da Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (Abba), Rogério Salume, presidente da Wine.com, José Manuel Ortega e o presidente do grupo O.Fournier. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Um dos destaques do festival é a Grande Prova Vinhos do Brasil. Com curadoria do expert Marcelo Copello, terá mais de mil garrafas organizadas por 17 categorias para classificação dos melhores vinhos do Brasil.

Ao fim, o júri formado por um grupo altamente qualificado, apresentará ao mercado a qualidade e diversidade dos rótulos produzidos no Brasil. O resultado fará parte do Anuário Vinhos do Brasil 2014, atualmente maior referência do setor.

Ainda farão parte do evento diversas degustações, jantares harmonizados com a participação de grandes chefs, palestras temáticas, ações promocionais em sites, lojas, bares, restaurantes e supermercados.

No sábado, a turma do RWFF vai invadir a Caged, em Benfica, com degustações e promoções em lojas, além do lançamento do livro “Vinho e Muito Mais”, de Marcelo Copello.

O evento tem apoio institucional da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (Setur), da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTour), do Sindicato de Hotéis e Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RJ), da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho (SBAV-RJ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).