Experiência de Marca

Turismo criativo em pauta no Theatro São Pedro

A realização é da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e tem o apoio da Organização Mundial de Turismo, Unesco, ministérios do Turismo e da Cultura, Creative Tourism Network e outras entidades.

Especialistas em turismo criativo, economia criativa e cidades criativas serão palestrantes e debatedores na Primeira Conferência Brasileira de Turismo Criativo que ocorre em Porto Alegre nos dias 22 e 23/10.

O evento irá reunir, no Theatro São Pedro, cerca de 600 participantes inscritos de vários Estados brasileiros, entre gestores e profissionais de organizações turísticas públicas e privadas, professores e estudantes universitários, jornalistas especializados, entre outros públicos interessados no tema que será abordado em palestras, painéis e mesas redondas.

O evento será aberto às 14h pelo prefeito da Capital gaúcha, José Fortunati, e o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. A realização é da Secretaria Municipal de Turismo da Capital e tem o apoio da Organização Mundial de Turismo, Unesco, ministérios do Turismo e da Cultura, Creative Tourism Network e outras entidades.

Turismo criativo é um segmento ainda novo, mas que começa a ocupar um nicho do turismo global. Diferente do turismo tradicional, a vertente criativa consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem e de participação ativa em oficinas e atividades que os coloquem em contato direto com características da cultura e das tradições locais.

Conferencistas

A palestra que abrirá a programação do evento será do professor de Estudos de Lazer da Universidade de Tilburg (Holanda) e um dos criadores do conceito de Turismo Criativo, Greg Richards, que abordará o turismo criativo como um novo futuro para as comunidades locais e os destinos alcançarem maior competitividade frente aos sinais de fadiga e de baixo retorno que os modelos convencionais de turismo já apresentam no mundo. Richards é consultor de várias organizações públicas e privadas para implementação do Turismo Criativo.

Caroline Couret, responsável pelo programa de Turismo Criativo de Barcelona; Rebecca Wurzburguer, figura central na criação do Plano de Desenvolvimento Econômico de Santa Fé, Novo México (EUA); Lala Deheinzelin, uma das pioneiras da economia criativa no Brasil e Cláudia Sousa Leitão, ex secretária da Economia Criativa, no Ministério da Cultura, também participarão do primeiro dia do evento.

No dia 23/10, a programação será retomada a partir das 9h.