A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) é parceira do quinto Marajó Búfalo Fest, que será realizado no período de 23 a 29/10, no Parque de Exposições “Irval Lobato”, em Soure, município do Marajó (PA).
Dentro da programação técnica do evento, que é promovido pela prefeitura local, a empresa ministra oficina de crédito rural com o objetivo de fortalecer os investimentos na cadeia produtiva do leite, numa parceria com o Banco do Brasil.
A oficina será realizada dia 26/10, de 8h às 12h, no auditório da prefeitura, e terá como público alvo 20 produtores rurais da cadeia produtiva do leite de búfalo da região.
Segundo o técnico da Emater, Fernando Moura, que ministrará a oficina, com o fortalecimento da atividade se pretende incentivar a produção de queijo de búfalo para queijarias certificadas.
“Existe um mercado para o produto, e, portanto, tem que se atender essa demanda. Estamos trabalhando não só para abastecer o mercado local, mas também supermercados de todo o estado”, explica Moura.
De acordo com a Emater, atualmente são produzidos no município 7.200 litros de leite por mês. Com o fortalecimento da cadeia produtiva, por meio do melhoramento genético, da qualificação das pastagens e da mecanização da coleta de leite, a expectativa é de que no período de um ano, essa produção aumente em dez vezes, que o município passe a produzir 72 mil litros de leite mensalmente, para atender o mercado existente hoje.
A Emater também vai atuar em outra oficina, realizada pela prefeitura, de Coleta de Material para Exame de Febre Aftosa e Brucelose para Gados Bovinos e Bubalinos, tendo como público produtores rurais e estudantes de ciências agrárias.
A oficina vai contar com a participação de um técnico da Emater na demonstração prática. A parte teórica da oficina será realizada dia 25/10, das 8h às 18h, no escritório local da Emater. Os dois exames são os mais frequentes e são exigidos para fins de comercialização.
O Marajó Búfalo Fest, que nesta edição traz como tema “Queijo do Marajó, agora é pra valer”, é um evento para exposição e comercialização de produtos derivados da bubalinocultura, tradicional no Marajó, como leite e carne, mas também abre espaço para divulgação de outras atividades como piscicultura, apicultura, pesca artesanal e produção de açaí.
Fonte: Iolanda Lopes/Agêcia Pará de Notícias.