Experiência de Marca

Gramado vai lançar pacotes turísticos durante o Festuris

Um dos grandes inimigos de destinos turísticos conhecidos nacionalmente e mundialmente, é a sazonalidade. A cidade da Serra Gaúcha não foge deste cenário, mas busca solucionar isto com ações e eventos de grande porte.

Um dos grandes inimigos de destinos turísticos conhecidos nacionalmente e mundialmente, é a sazonalidade. Gramado não foge deste cenário, mas busca solucionar isto com ações e eventos de grande porte.

Com esta visão, a Secretaria de Turismo da cidade irá lançar no Festuris 2014 um novo pacote turístico para o município, onde apresentará ao trade um calendário repleto de eventos o ano todo. Este lançamento ocorrerá durante o primeiro dia de feira, 7 de novembro, às 18 horas, na Sala de Coletivas do Festuris.

Sazonalidade

A questão da sazonalidade tem sido visto como um problema econômico por muitas décadas, mas na realidade ela tem manifestações ambientais e socioculturais, além das dificuldades econômicas bem documentados que ela representa para destinos turísticos em geral.

A sazonalidade é um grande problema para a maioria dos destinos no mundo, que sofrem flutuações significativas na visitação durante o ano.

Foto: Reprodução/Google.

turismo-festurisGestores de destinos, profissionais de marketing, empresas de turismo e outras partes interessadas afetadas por ela precisam encontrar formas inovadoras e criativas de superar essas oscilações, apoiando o desenvolvimento sustentável de seus destinos.

Gramado apresenta um contexto muito amplo contra este “problema” e o lançamento deste novo pacote turístico vem para solucionar este desnível na visitação.

Antes considerada um destino de inverno, Gramado obtinha público em grande escala apenas em julho e agosto, agora, com eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Festuris Gramado, entre outros, fazem a cidade receber milhares de turistas em todos os meses do ano.

Com a volta de eventos como a Fearte (Feira Nacional de Artesanato), e a primeira edição do Gramado In Concert (Festival Internacional de Música), a administração municipal busca oferecer atrativos diferenciados aos visitantes durante todo o ano.

Segundo a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, este novo pacote dará mais opções na comercialização de Gramado: “Estamos trabalhando com um calendário equilibrado, visando assim manter a economia da cidade aquecida durante todo o ano, e não apenas em certas datas. Apresentamos estes eventos para que agentes e operadores de viagens tenham um maior argumento de venda, e que possam assim, cada vez mais, trazer os turistas para Gramado.”, ressaltou Rosa.