O The Art of Heineken, novo projeto da Heineken, cerveja Premium líder no mundo, acontece a partir do dia 02 de fevereiro, quinta-feira, no MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP) em São Paulo, e tem campanha assinada pela agência Publicis. Com filme, conteúdos digitais e peças gráficas para mobiliário urbano, a campanha começa a ser veiculada a partir do dia 31 de Janeiro.
O filme, também criado pela Publicis, brinca com o que pode e o que não pode ser feito habitualmente nos museus. Dirigido pelo francês Martin Fougerol (que também já trabalhou em videoclipes de nomes como Jamiroquai, White Stripes e Franz Ferdinand e foi um dos idealizadores dos famosos capacetes do Daft Punk), o filme “Regras” brinca com as normas de comportamento exigidas dentro dos museus tradicionais, contrapondo-as à liberdade e ao mergulho sensorial proporcionados pelo The Art of Heineken.
O filme pode ser assistido neste link: https://www.youtube.com/watch?v=dRjmAhRKHK8&feature=youtu.be
“O The Art Of Heineken acontece dentro de um museu, mas não é uma exposição tradicional de arte, é uma experiência imersiva e interativa, isso é, a interação do visitante com as atrações é fundamental para o evento e esta característica está presente em toda a campanha”, diz Renata Silva, gerente de marketing da Heineken.
"Traduzimos essa experiência inédita ao consumidor com uma fusão delicada de humor e elegância. Assim, além de mostrar um pouco do que se pode esperar do evento, conseguimos nos manter fiéis ao comportamento da marca”, complementa Domenico Massareto, Chief Creative Officer da Publicis.
O comercial traz um homem andando pelos corredores de uma galeria enquanto reproduz regras-padrão dos museus ao redor do mundo: não tirar fotos, falar baixo, movimentar-se com cuidado. Cada vez que ele cita uma dessas restrições aparece a imagem de pessoas fazendo exatamente o oposto na exposição da Heineken: tirando selfies no meio dos tubos de água, malte e lúpulo, gritando enquanto uma banda se apresenta no alto do museu, se movimentando livremente entre tubos de neon.
No fim, o protagonista lembra a regra mais importante: “Jamais toque nas obras”, enquanto abre uma garrafa de Heineken posicionada sobre um daqueles pilares que suportam esculturas. “Explore o universo Heineken e descubra a arte por trás da estrela” é a assinatura. Já as peças de OOH usam de inspiração a arte concretista brasileira e estarão expostas no mobiliário urbano durante todo o período do evento.
A criação da campanha é de Tales Lima, Diogo Dutra, Cícero Souza e Jean Guelre, Giovani Baggio, Samuel Normando e Pedro Lazera sob direção de criação de Hugo Rodrigues, Domenico Massareto e Henrique Mattos. A produtora é a Partizan.
The Art of Heineken
O evento conta com uma série de atrações que unem experiência imersiva e interativa com festas e shows musicais. O projeto proporcionará a seus visitantes uma experiência inédita e marcante em torno do universo da marca e, por consequência, da história e processos empregados na produção da cerveja. As instalações contam com alta tecnologia, conteúdo em 360 graus, arte, design e interatividade para proporcionar uma experiência ao mesmo tempo impactante, informativa e divertida ao visitante. Além deste conteúdo, a programação do evento se completa com uma série de festas e shows, loja de produtos exclusivos, espaço dedicado a consumo consciente e um bar de experimentação da marca.
Com produção assinada pela agência Sherpa42, o projeto conta com parceiros como a 32 Bits, especializada na criação de atrações de arte interativas e tecnológicas, tendo assinado a premiada exposição “Santos Dumont, Poeta Voador”, no Museu do Amanhã; a Case Lúdico, responsável por exposições de grande repercussão, como a mostra "O Mundo de Tim Burton", que ficou em cartaz no MIS de São Paulo e recebeu mais de 150 mil visitantes; a O2 Filmes, produtora do cineasta Fernando Meirelles, precursora no Brasil no uso da tecnologia de realidade virtual e conteúdo imersivo, responsável pelos filmes exibidos na abertura das Olimpíadas do Rio; e a Vevo, curadora e produtora de shows com abrangência internacional. A programação das festas e DJs ficará a cargo do jornalista e curador Marcelo Costa, e os shows, que contam com atrações nacionais e internacionais, tem curadoria da Vevo.
Água, malte e lúpulo
O fio condutor desta experiência imersiva é a cerveja e as credenciais que fazem da Heineken uma cerveja única. O The Art of Heineken dialoga com a atual campanha global da marca, “There’s more behind the star”, que leva ao público as histórias e a origem da Heineken. A campanha, que estreou no Brasil em 2016, tem como foco a própria cerveja, sua qualidade, história familiar e sua incomparável presença internacional. Presente em 192 países, a Heineken garante o seu padrão de qualidade em todos eles. Sua receita leva apenas três ingredientes: água, malte, lúpulo, além da exclusiva Levedura A. Para Renata Silva, esta é a oportunidade de apresentar de forma artística um rico conteúdo que conta não só a história da Heineken, mas também os processos de fabricação da cerveja: “A cerveja é a terceira bebida mais popular do mundo (atrás apenas da água e do chá) e está presente nos hábitos e cultura de diversos países, no Brasil especialmente. Agora este líquido ganhou uma experiência toda dedicada a ele”, comemora.
Atrações unem tecnologia, interatividade e arte
A partir da história da marca, seus ingredientes e processo de fabricação, uma série de atrações interativas e tecnológicas foi criada em colaboração com artistas visuais. Logo na entrada, uma instalação com centenas de tubos pintados à mão vai proporcionar ao visitante a sensação dele estar mergulhado no líquido da cerveja. Logo em seguida, o visitante irá se deparar com a história da Heineken. Nesta área, holografias vão reproduzir as garrafas históricas da marca. Ainda no setor que conta a história da cervejaria, uma área vai mostrar anúncios antigos através de pôsteres, que poderão ser destacados e levados. Outra atração aguardada é a “Star Room”: nesta sala, um filme imersivo desenvolvido pela O2 Filmes através do núcleo Outras Telas será projetado em 360 graus. O visitante irá mergulhar num percurso que conta como se fabrica a cerveja, desde a plantação do lúpulo e cevada até seu envasamento.
Entre as atrações interativas, destaque para a cabine em que o visitante poderá viver seu dia de narrador esportivo e narrar uma partida de futebol da UEFA, o campeonato europeu patrocinado pela Heineken. Outra atração é uma mesa em que será possível brincar de DJ e criar uma música através de samples.
A experiência é finalizada na área de consumo responsável, que convida os visitantes a serem os "heroes of the night" e conta com uma chopeira de água para que as pessoas intercalem água ao consumo responsável de cerveja. O The Art of Heineken ainda conta com uma loja de gifts repleta de produtos como camisetas, bonés, capas de celular, guarda-chuva, fone de ouvido etc, parte deles produzidos em colaboração com grifes de moda e acessórios brasileiras.
Shows e música eletrônica na área externa
Todas essas atrações acontecem no oitavo andar do MAC, espaço que será totalmente dedicado ao The Art Of Heineken. Ainda neste andar, mas em sua área externa, foi criado um espaço para festas e shows. Com vista completa para o Parque do Ibirapuera, as festas acontecerão em todos os sábados, em duas ocasiões aos domingos (5 e 12 de março) e em uma edição especial de carnaval, dia 28 de fevereiro, sempre das 19h às 1h. Com curadoria do jornalista e curador Marcelo Costa, e produção da Vevo. No primeiro fim de semana, dias 3 e 4 de fevereiro, as festas contam com show da banda norte-americana Warpaint.
Ingressos
O The Art of Heineken disponibilizará duas categorias de ingressos com valores distintos: em uma categoria, o ingresso dá acesso à experiência imersiva, que acontece sempre às sextas, sábados e domingos. Este ingresso custa R$45, com direito a meia-entrada (R$22,50); o outro ingresso permite acesso a esta experiência e também a uma das festas que acontecem aos sábados (4, 11, 18, 25 de fevereiro; 4 e 11 de março), domingos (5 e 12 de março) e na terça-feira de carnaval (28 de fevereiro). As festas e shows ocupam o terraço do MAC, tendo a vista do Parque Ibirapuera ao fundo, com ingressos que custam a partir de R$70.
The Art of Heineken @ Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC)
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – SP
Abertura para convidados: 02 de fevereiro, quinta-feira, às 19h
Abertura para público: 03 de fevereiro, sexta-feira, às 11h
Período de funcionamento: 03 de fevereiro até 12 de março
Dias e horários de funcionamento:
– Experiência: às sextas e sábados, das 10h às 18h, e domingos, das 11h às 19h; e 28 de fevereiro, terça-feira, das 11h às 19h
– Festas: sexta-feira (3 de fevereiro); sábados (4, 11, 18, 25 de fevereiro; 4 e 11 de março); domingos (5 e 12 de março); terça-feira (28 de fevereiro), das 19h à 1h
Vendas de ingresso a partir de 16 de janeiro pelo site: www.theartofheineken.com.br
Proibida a entrada de menores de idade no evento