A CONESCAP é uma convenção que pretende reunir 2.500 pessoas de todo o Brasil e alguns participantes do exterior para o aperfeiçoamento técnico e profissional, com palestrantes de renome nacional e internacional e uma feira de negócios voltada ao setor contábil e as empresas de serviço, reconhecida como o maior evento para empresários do Brasil.
O evento acontece a cada dois anos. As últimas edições foram em Recife (2015), Gramado (2013) e Salvador (2011). Foi uma disputa grande para o evento vir a Manaus, na reta final competiu e ganhou do estado do Rio de Janeiro, mesmo com todo apelo de um estado novo, pronto e reformado pós olimpíadas e pós copa do mundo. Essa foi uma vitória para o Estado do Amazonas através do SESCON/AM (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informação e Pesquisa do Estado do Amazonas). A Presidente Cristina Gonzaga trabalhou por essa captação com muito sucesso.
Segundo o presidente da FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa), Mário Almir Berti “é a primeira vez que este evento é realizado na região norte, estamos esperando muito até mesmo porque a cidade oferece riquezas culturais, gastronômicas, ecológica e entre outras qualidade que facilita trabalharmos a sustentabilidade como tema principal”.
Para marcar o evento, o tema “sustentabilidade e superação” será o foco principal da convenção. O evento trás um desafio que é a não utilização de papel e a classe contábil estará engajada neste ano de 2017 para a preservação do meio ambiente e cuidados com a Amazônia, a prova disso é que dia 9 de março representantes de todo o sistema FENACON, SESCON’s e SESCAP´s estarão em Manaus para o plantio de árvores na Ponta Negra com apoio da SEMMAS (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) através do Secretário de estado Antônio Nelson Oliveira Júnior. Isso simboliza a abertura desse trabalho de preservação que a classe contábil vai fazer a nível Brasil, chamando atenção para a preservação da Amazônia.
Semana passada já aconteceu em Manaus à primeira reunião oficial para a classificação e aplicação das ações planejadas pelo sistema, no Hotel Cezar. O mesmo contou com o Presidente da FENACON, seus diretores, membros da SESCON/AM e demais envolvidos no processo. Segundo a presidente do SESCON/AM, Cristina Gonzaga, essa é uma edição inédita, diferente e esperada pelo Brasil todo. Será algo inesquecível. A expectativa de público é de 2.500 pessoas.
Para aplicar as ações planejadas desde o ano passado a SESCON/AM também firmou parceria com a AMAZONASTUR através da presidente Orenir Braga. De acordo com Alba Rosa Ananias, Diretora da FENACON “.
Foi uma grande concorrência para a escolha da cidade e eu vesti a roupa de Manaus. Realmente acho que esta é a cidade ideal para ajudar a crescer o nosso sistema, principalmente com essa região, o fato da grande maioria das pessoas terem vontade de conhecem à região ajuda”.
Marcelo Afonso, Vice Presidente da FENACON da Região Norte afirma que nunca um evento deste porte foi realizado na região norte, ainda mais com toda essa tecnologia e com vários palestrantes de renome. Por isso estamos trazendo vários empresários de fora para participar e conhecer a região e suas riquezas. Tenho certeza que será um sucesso.