Uma das maiores feiras de negócios em Mato Grosso, a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop (Exponop) chega à sua 33ª edição. A feira que será realizada entre os dias 14 e 18 de junho, atinge não só o centro-norte do Estado e o sul do Pará, mas também atrai produtores de todo o país. Este ano, algumas novidades em relação a expositores, negócios, rodeios e shows foram pensados, para atrair a população mato-grossense.
A expectativa de expositores para esta edição é de 25% a mais movimento do que em 2016. A diretoria acredita que cerca de 150 stands sejam montados. O público também deve ser maior, as expectativas são que cerca de 180 mil pessoas passem pelo parque durante os cinco dias.
Para aqueles que forem aproveitar a exposição para realizar negócios, haverá representantes de nove instituições financeiras e revendedoras de Sinop presentes na Exponop. “Às pessoas que quiserem adquirir um bem próprio, carro, caminhões, fazer investimentos em sua propriedade, também será uma oportunidade diferenciada” disse o secretário financeiro da associação.
Em relação à pecuária, o julgamento de animais continuará a ser realizado. A Acrinorte Genética, que conta com palestras e exposições voltadas a programas de melhoramento genético também se mantém. Na quarta (14) e quinta (15), haverá palestras com assuntos voltados para o mercado pecuarista para os produtores. Durante as palestras, será permitida a venda de três animais geneticamente modificados, ou seja, que tenham um melhor desempenho genético afim de melhorar o rebanho regional. A intenção não é competir com os leilões, contudo será fixado um valor para tal atividade.
Na área da agricultura também serão realizados simpósios em parceria com a Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Prefeitura de Sinop por meio da Secretaria de Agricultura e Sindicato Rural. O agrônomo Dirceu Gassem, do Rio Grande do Sul, estará presente na sexta (16) para palestra. Uma vitrine agropecuária erá montada com cerca de 16 canteiros de 2 metros por 30 metros criados para demonstração de culturas pós soja e pastagens.
Sobre os valores para aquisição de terrenos para expositores, a venda já está sendo realizada, o preço é variável e as negociações serão indivíduais, podendo ser parcelados em cheque, duplicatas entre outros.