Os novos conceitos e tendências de consumo de produtos e serviços proporcionam ao Agronegócio brasileiro uma nova leitura de strategic business. Apesar da crise econômica em 2016, o PIB do agro cresceu 4,4% (segundo CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Com consumidores cada vez mais exigentes e conectados, ter apenas um solo fértil não é mais suficiente. As marcas precisam levar suas evoluções tecnológicas para o campo, investindo em lançamentos de produtos e máquinas, e também em ações de marketing assertivas que identifiquem essas alterações comportamentais do consumidor.
“A revolução tecnológica é forte e exige mudanças de atitude para aprender em alta velocidade, por exemplo, os desafios do agro digital. As empresas devem investir em diagnóstico do uso de suas tecnologias por parte dos clientes e estímulos de adoção e uso correto delas no campo”, explica o coordenador do Núcleo de Estudos em Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), José Luiz Tejon Megido.
O “agronegócio digital”, ou “digital farming”, ou “agricultura de precisão” significa a chegada da robótica, dos sensores, dos computadores e do BIG DATA, com grande volume de dados para fins técnicos, de gestão e de tomada de decisão, e a ativação do uso de mídias sociais e clássicas, segmentadas e especializadas.
Nesse cenário, cada vez mais, as empresas investem na participação de eventos especializados e feiras de tecnologia do segmento, como a AGRISHOW, uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo, que no ano passado alcançou negócios da ordem de R$ 1,95 bilhão, 800 marcas expositoras, 46 empresas brasileiras e 152 mil visitantes.
Na edição 2017 da feira, que acontece de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto/SP, a agência Netza promete conectar os visitantes dos espaços da Michelin e Embraer com muitas novidades.
No estande da Michelin, o público será surpreendido por uma “safra de inovação” e, de forma lúdica, poderá participar do “Fluxômetro”, uma máquina interativa que permite aos participantes visualizar as vantagens e diferenciais dos pneus Michelin. Já a Embraer promove a aviação agrícola com inovação na exposição de seus produtos, que trazem grandes vantagens para o agronegócio.
“Temos que compreender os avanços tecnológicos para usá-los em toda cadeia produtiva, promovendo interação e, com isso, gerando oportunidades de negócios. Nosso desafio é ampliar o planejamento criativo de ações estratégicas a fim de que o Agronegócio agregue valor às marcas”, comenta Fabiana Shaeffer, sócia-diretora da Netza.