De 28 a 30 de setembro, o Riocentro recebe uma das dez maiores feiras de franquias do mundo, a Expo Franchising ABF Rio. É a última grande oportunidade do ano para conhecer melhor o mercado antes de apostar no próprio negócio, já que cerca de 250 marcas expositoras estarão presentes, número 25% maior do que a última edição.
Com quase o dobro do tamanho, os organizadores esperam reunir cerca de 20 mil pessoas interessadas em abrir sua primeira franquia e franqueados que já conhecem o setor e querem aumentar ou diversificar os negócios.
Na última edição, a organização da feira notou o crescimento da presença feminina e de novos perfis de investidores: estudantes, aposentados e pessoas em busca de recolocação profissional.
Os maiores destaques deste ano são os novos tipos de franquias como container, foodtruck, home office, modelos em que a casa do investidor é o escritório da empresa, e a microfranquia, que exige um investimento a partir de R$ 5 mil.
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio), em parceria com a Fagga | GL events Exhibitions, vem recebendo um público de várias regiões do país.
A expectativa é a de que os negócios iniciados durante os três dias de feira movimentem R$ 200 milhões no setor. O público poderá, ainda, participar do Fórum de Franchising, com grandes nomes do empreendedorismo e especialistas em diferentes áreas, com o objetivo de informar quem planeja ingressar no setor. Os passaportes já estão à venda pelo portal www.expofranchising.com.br.
A Expo ABF Rio 2017 terá duas novidades: as Estações, espaços que terão atividades paralelas, mas complementares à feira. A primeira delas, batizada de Estação Sucesso, terá curadoria da Universidade Veiga de Almeida, que lançará na feira, em parceria com a ABF Rio, o primeiro curso superior de franchising da América Latina, o segundo do mundo. No local, serão oferecidas aulas de capacitação e os interessados poderão se inscrever para a primeira turma do curso.
Já a Estação Motivação, oferecida pela Fagga, terá palestras sobre microfranquias, marketing e empreendedorismo com os próprios expositores, inspirando e tirando dúvidas dos visitantes.
“A grande missão da Expo Franchising ABF Rio é unir todos os agentes desse mercado em um só lugar, otimizando o contato entre marcas, fornecedores e os futuros franqueados. Com as palestras conduzidas por especialistas e empreendedores, queremos proporcionar ao visitante o máximo de informação e inspiração para que ele decida em que, como e quando investir”, conta Keila Kerber, gerente do núcleo de negócios da Fagga l GL events Exhibitions.
Após a liberação do saque das contas inativas do FGTS, que injetou R$44 bilhões na economia, além da queda da inflação e expansão do crédito às famílias, a organização e expositores apostam que, com a diversificação dos modelos de negócios, sobretudo as microfranquias, o setor continue aquecido. Segundo a ABF, no 1º semestre de 2017, o setor registrou expansão de 8% no faturamento nacional, passando de R$ 68,8 para R$ 74,4 bilhões.
O levantamento também indica que no 1º semestre deste ano houve um saldo positivo de 3,1% entre unidades abertas e fechadas, na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 144.074 franquias em operação no País.
“O Brasil é um dos maiores mercados de franchising do mundo, apresentando resultados positivos mesmo em tempos de instabilidade econômica. O franchising está atento as mudanças e enfrentou com muito profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico e, com isso, foi resiliente e preservou suas operações, continuando, inclusive, a atrair novos empreendedores”, declara Eliane Bernardino, presidente da ABF Rio.