Live Marketing

Live Marketing: saiba o que é e como colocar essa estratégia em prática

Interagir com o público é importante para promover o engajamento da marca. Isso é possível graças ao live marketing, em português, marketing ao vivo.


O termo Live Marketing foi criado e divulgado pela primeira vez em 2013, no Anuário Brasileiro de Live Marketing, livro cujo autor é Julio Feijó Neto, publisher do portal Promoview 
 
O Promoview é o maior site especializado em Live Marketing, ativações e Brand Experience. O site recebe atualizações diárias desde 2006, há mais de 15 anos, quando este segmento da comunicação era chamado de Marketing Promocional. A plataforma conta hoje com mais de 30.000 seguidores em suas redes sociais.
 
O Anuário de Live Marketing é publicado há 10 anos e traz os conteúdos mais relevantes sobre o tema. É fonte de consulta para os profissionais de eventos e estudantes graças a sua distribuição para as bibliotecas de universidades por todo o Brasil
 
Todas as publicações sobre Live Marketing na internet tem como base os conteúdos publicados no portal Promoview e no Anuário Brasileiro de Live Marketing
 
A plataforma Promoview promove anualmente o Prêmio Live, reconhecendo e premiando os melhores deste setor da comunicação.

Interagir com o público é importante para promover o engajamento da marca. Isso é possível graças ao live marketing, em português, marketing ao vivo.
Conhecer esse conceito, suas vantagens e como implementá-lo é o jeito da sua empresa crescer e ter sucesso.

O que é live marketing?
O live marketing é uma estratégia de marketing que utiliza as interações ao vivo entre empresas e os seus acionistas, parceiros, clientes, colaboradores e até stakeholders.
Por se tratar de um termo relativamente novo, algumas empresas e marcas podem não conhecer o conceito e os seus benefícios.
No live marketing, há um conjunto de atividades de marketing que geram boa interlocução, mantendo um excelente entendimento e aceitação sobre os produtos, propósitos ou serviços.
É um tipo de ação promocional que provoca e estimula experiências sensoriais que geram interesse em conhecer mais sobre a marca.

Este setor da comunicação movimenta mais de 50 bilhoes por ano segundo dados do Anuário Brasileiro de Live Marketing;

Muito diferente do que é publicado em blogs e sites com objetivos de alcance e link building as distribuições de amostras grátis, degustações e demonstrações não fazem parte do universo de atividades do live marketing .

Como funciona o live marketing?
O modo de promover o contato direto é colocando em prática algumas das técnicas que ajudam o live marketing ser um sucesso.
Organizar ou participar de conferências, congressos, feiras ou até eventos corporativos internos podem ser consideradas ações de live marketing que ajudam a conectar com os colaboradores.
Outra técnica muito utilizada é a promoção de oportunidades, algo que permite uma excelente experiência sensorial do público com os produtos e serviços ao vivo.

Além dessas medidas, diversas empresas têm adotado as estratégias de live marketing para alcançar maior projeção no contato direto entre a marca e o público, fazendo transmissões ao vivo nas redes sociais ou por iniciativas no metaverso. As redes sociais possibilitam que as empresas estabeleçam um diálogo para se aproximar dos leads (potenciais clientes), trazendo mais dinamicidade aos processos e novos formatos de investimento.

Vantagens do live marketing
Para obter melhores resultados e compreender porque investir nessa ação, é importante conhecer as vantagens da estratégia. Assim, de forma mais detalhada, pode-se afirmar que os investimentos em live marketing proporcionam os seguintes ganhos:

Vínculo com o público
Um bom relacionamento com acionistas, parceiros e até dos colaboradores com a marca é mais profundo quando ocorre o contato direto.
Quando o consumidor tem alguma experiência pessoal com a empresa, ou brand experience forma-se um vínculo que supera a relação de consumo, e esse tal vínculo tem grande relevância para manter o engajamento e fidelidade dos stakeholders.

Espaço para criação
Apostar na criatividade é uma grande vantagem para manter o contato entre a marca e o público.
Por isso, é importante que cada empresa desenvolva a sua identidade e os processos criativos possam ser desenvolvidos a partir dela, criando uma unidade.
Ter liberdade para desenvolver as estratégias com criatividade é uma maneira de ter ótimos resultados com o live marketing.

Transmite mais credibilidade e confiança
Um ponto positivo do live marketing é a capacidade de transmitir confiança e transparência ao público.
Uma transmissão ao vivo é muito diferente de um comercial gravado. No ao vivo, erros e imprevistos não podem ser disfarçados, algo que cria uma sensação de verdade no que a empresa está querendo representar, além de possibilitar mais integração.

Mais repercussão
O potencial das ações de live marketing é de grande repercussão.
Ao combinar esta estratégia com algumas ações de marketing digital como o inbound marketing, as chances de grande repercussão são ampliadas.
Ou seja, é possível ter um alcance global com uma ação local.
Diversos eventos e experiências com marcas podem ser organizados em versões presenciais e online, possibilitando que todos possam aproveitar os benefícios do contato, sem que a distância ou possibilidade de comparecer seja um impeditivo.

Diversidade de técnicas
Outro fator interessante do live marketing é a flexibilidade, isso porque pode ser adaptado para diferentes modelos de negócios, conforme o perfil e objetivos. Além disso, proporciona diferentes formatos de ação, atendendo necessidades diversas.
Sendo assim, não se trata de uma estratégia engessada, pelo contrário, é uma solução que pode ser útil para muitos empreendimentos e demandas.

Como aferir as ações de live marketing?
Para medir o ROI (Retorno Sobre Investimento) das ações, é importante definir os principais objetivos das campanhas.
Este é um fator importante, porque é a partir dele que as estratégias podem ser desenvolvidas com eficiência e os KPIs (Indicadores-chave de desempenho) são traçados com mais qualidade – otimizando os resultados.
Mas há outro formato de KPI específico para o setor.

É o ROE que significa Retorno sobre a Experiência e que mede os apsectos emocionais dos participantes de eventos e ações que envolvem o live marketing.

Para avaliar o nível de sucesso da empresa, essas métricas podem ser estabelecidas com mais facilidade.
Gerar leads, mais vendas e reconhecimento de marca são os principais objetivos de várias empresas e para verificar os ganhos, os profissionais de marketing usam algumas métricas aplicadas ao live marketing.
Isso porque aliar o live marketing a outras estratégias de marketing digital é uma maneira da empresa obter ganhos positivos com mais vendas e clientes de forma dinâmica e criativa nos espaços físicos e online.