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Serasa Consumidor monta loja da fraude

Com a intenção de alertar os consumidores sobre o perigo do vazamento de dados, a empresa criou uma estrutura para simular como é fácil comprar informações pessoais pela internet.

Com a intenção de alertar os consumidores sobre o perigo do vazamento de dados, a empresa criou uma estrutura para simular como é fácil comprar informações pessoais pela internet.

No Brasil é muito fácil encontrar quem possua seguro de vida, seguro automotivo e até mesmo seguro para celular. Todos esses cuidados já são práticas comuns, visto que esses seguros podem prevenir dores de cabeça e ajudar em momentos de grande complexidade.

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Porém, quantas pessoas você conhece que têm plena certeza de que seus dados estão seguros e que nenhuma fraude acontecerá a partir da venda e/ou vazamento de suas informações pessoais?     

Para informar e alertar as pessoas sobre o perigo de fraudes on-line, o Serasa Consumidor, startup e braço da Serasa Experian, montou uma loja fictícia no Shopping Eldorado, Zona Oeste de São Paulo.

Disponível para visitação entre os dias 18 a 24 de novembro, a estrutura mostrará como funciona a venda e/ou o vazamento de dados pela internet, mais especificamente pela Dark Web, conhecida como a camada mais perigosa da internet.          

Para entender a importância de prevenção a fraudes, o Serasa Consumidor fez um levantamento exclusivo com os números de vazamentos de alguns segmentos monitorados pelo Serasa Antifraude na Dark Web:          

– 26 milhões de e-mails. 
– 166 milhões de números de telefone.
– 80 milhões de CPF.       

O e-mail é uma das principais portas de entrada para os fraudadores. Quem nunca enviou um documento pessoal de forma on-line e/ou fez cadastro em sites para aproveitar a Black Friday, por exemplo?

A internet está lotada de anúncios de grandes descontos e com facilidades, deixando boa parte das pessoas animadas e dispostas a comprarem o que estão sonhando há bastante tempo.          

Porém, esse sonho tem grande chance de virar pesadelo para alguns consumidores desavisados. A Black Friday é um prato cheio para atuações de golpistas, já que representa um dos momentos de maior movimento do comércio brasileiro. É preciso ficar atento sobre a reputação do e-commerce escolhido.        

A loja       

Ao visitar a estrutura, o consumidor encontrará vitrinas repletas de documentos, celulares e listas de e-mails como se estivessem à venda. Além disso, promotores estarão de prontidão para acessar a versão on-line da loja e consultar se seu CPF, e-mail, passaporte ou celular foi vazado na Dark Web.

Para os amantes dos descontos, quem visitar a loja receberá 30% de abatimento no valor do plano premium do Serasa Antifraude.

Campanha integrada com o digital    

Além da loja, o Serasa Consumidor também divulgará vídeos especiais em suas redes sociais, com um hacker mascarado e atrapalhado tentando gravar um conteúdo de varejo “caseiro/pirata” para falar da Black Fraude na Loja da Dark Web.

Pesquisa e informações sobre DarkWeb     

Ainda segundo pesquisa do Serasa Consumidor, apesar da procura sobre o assunto ter subido nos últimos tempos, 91% da população não faz ideia de como manter suas informações e documentos protegidos contra crimes dessa modalidade.

De acordo com Thiago Souza, gerente do Serasa Consumidor, levar informações sobre crimes digitais e dos impactos que eles causam, são de extrema importância atualmente.

“O vazamento e/ou a venda de informações pessoais pela internet funcionam como porta de entrada para grandes complicações financeiras. Com CPF nas mãos de criminosos, é possível fazer compras que os consumidores só saberão quando o nome for negativado. No caso de telefone vazado, é possível que usem o número para enviar SMS falsos com vários tipos de golpes. É importante que o usuário saiba das consequências de não estar protegido e estamos aqui pra isso, ofertando mais essa solução para o consumidor.”, afirma Thiago.      

Atualmente, o Brasil é o 5º país com mais vazamentos de informações. Ladrões de identidade podem utilizar dados pessoais para abrir novas contas e realizar compras, apresentar declarações falsas de impostos, alugar ou comprar propriedades, roubar patrimônios e ainda fazer muitas outras ações criminosas.

A pesquisa feita pelo Serasa Consumidor também indica quais as práticas adotadas pelos usuários para evitar vazamento de dados de forma digital: 63% dos ouvidos informaram que tomam cuidados frequentes. Os mais citados foram:

– 41% dizem usar e atualizar antivírus com frequência.
– 20% só navegam em sites confiáveis.      
– 5% procuram ao máximo não expor nenhum dado na internet.        
– 4% não salvam nenhuma senha, dados pessoais ou financeiros.    

Tempo para agir

O principal benefício do monitoramento é ter tempo de agir. No momento em que o vazamento é descoberto, o usuário terá a chance de tomar providencias rapidamente, acionando algumas medidas de segurança para se proteger:          

– Acompanhar seu extrato bancário, ficando atento a transações desconhecidas.
– Evitar compartilhar dados pessoais por e-mail: nome, CPF e conta bancária.
– Substituir as senhas atuais por outras mais eficientes, exclusivas e seguras.
– Cancelar rapidamente cartões bancários, fazer um boletim de ocorrência e ativar o alerta de documentos no Serasa.   
–  Atenção a e-mails de origem desconhecida.
– Evitar compartilhamento de dados pessoais por e-mail e/ou rede sociais.
– Desconfiar de ligações que solicitem a confirmação de dados pessoais.
– Fazer boletim de ocorrência avisando sobre a clonagem ou uso indevido do documento (CPF e Passaporte).