Encontro Nacional de Anunciantes, que acontece hoje (04/06), tem como tema: Propósito, cultura e experiência: serão estes os degraus para alcançar engajamento e retenção dos consumidores?
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realiza no Teatro Unibes Cultural, a partir das 8 horas, a edição 2019 do ENA – Encontro Nacional de Anunciantes.
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O evento propõe abordar os degraus para alcançar engajamento e retenção dos consumidores. Propósito, cultura e experiência formam o tripé fundamental na construção de estratégias de engajamento e de gestão do ciclo de vida do cliente, que serão debatidos na ocasião.
"As mudanças de hábitos dos consumidores se tornaram questões estratégicas para as marcas e como conseguir a retenção deles diante a tantas transformações nos hábitos de consumo? O ENA 2019 colocará em debate pontos imprescindíveis relacionados a essas mudanças e como conseguir engajamento por meio de um propósito que sintetiza o porquê uma marca existe e como ela faz o que promete.", destaca Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.
Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, fará a abertura do evento, e, na sequência, Marc de Swaan Arons, Founder Institute for Real Growth of Kantar Consulting, palestrará sobre o estudo IRG (Iniciative of Real Growth).
O primeiro painel tem como tema "O relacionamento 'com'e 'por meio' da televisão", que discutirá o potencial televisivo para alavancar campanhas e solidificar as marcas.
Será tratada da evolução de um meio de comunicação bem difundido, presente na maioria das residências, que afeta a vida de cada pessoa, seja fortalecendo a educação, formando opiniões ou apenas descontraindo.
Moderado por Marcelo Pacheco, vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, conta com a presença de Nicole Greenfield-Smith, head de Pesquisa da Thinkbox (Inglaterra); Roberto Schmidt, diretor de Planejamento de Marketing da Rede Globo e Manuel Falcão, diretor de Marketing da Globosat.
A segunda palestra, por Leonardo Khede, sales director da Verizon Media, apresenta o Content Moment – traz um estudo sobre o consumo de conteúdo no Brasil. O estudo exclusivo e global, com dados do Brasil, destaca mudanças interessantes e inesperadas no consumo de conteúdo on-line desde 2016.
Explora também os momentos onde os consumidores têm maior probabilidade de compartilhar conteúdo on-line com outras pessoas e experimentá-lo juntos na vida real.
Na sequência, Vanessa Vilar, general counsel marketing LatAm, Corporate & Transactions Brazil da Unilever e presidente do Comitê Jurídico da ABA, irá moderar o lançamento do Manual ABA de Compliance LGPD – Boas Práticas e de Governança de Dados – para Publicitários, junto com Marcel Leonardi, consultor da Pinheiro Neto Advogados; Betania Gattai, latam consumer engage centers manager da Unilever e presidente do Comitê de Consumer Experience da ABA; Marco Frade, head de Digital, Media & PR da LG e presidente do Comitê de Mídia da ABA e João Luiz Faria Netto, presidente do Conar.
Para finalizar, o último painel trará um debate sob o tema "Quando propósito, cultura e experiência levam ao reconhecimento", onde quatro das marcas que estão na lista das 50 empresas com melhor reputação no Brasil (estudo DOM Strategy Partners) compartilham práticas, visões e tendências de mercado.
Participam os executivos William Malfatti, diretor de Comunicação, Relações Institucionais e Relacionamento com Cliente do Grupo Fleury e Conselheiro da ABA; Heloísa Helena Althoff, head de Comunicação de O Boticário; Sergio Pompilio, vice-presidente de Assuntos Governamentais para a América Latina da Johnson & Johnson e copresidente do Conselho Superior da ABA; Marcio Parizotto, diretor departamental de Marketing e CRM do Bradesco e Conselheiro da ABA, com a moderação de Suzana Pamplona, diretora de Inteligência de Marketing da Natura e diretora da ABA.
O evento tem o patrocínio da Rede Globo, Otima, RedeTV, Avon, Bradesco, Eletromidia, Google, InLoco, Itaú, Verizon, Grupo RBS, JCDecaux, GloboSat, Ipsos, Predicta e UOL AD_LAB.