Ação busca gerar novas ideias para deter o fluxo de resíduos plásticos no meio ambiente, com foco em soluções que melhorem a vida das pessoas.
Unilever e Acumen, fundo de empreendimentos sociais sem fins lucrativos, anunciam o “Desafio de Inovação Social em Plásticos”.
Leia também: ABA e Unilever apoiam a "Aliança sem estereótipo".
Leia também: Empresas de plástico se unem em prol do meio ambiente.
A iniciativa, 100% online, será liderada pela + Acumen (escola da Acumen para mudança social) e contará com uma incubadora que acontecerá de 19 de março até 7 de maio. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de março.
A incubadora possibilitará aos empreendedores e startups desenvolverem modelos de negócio iniciantes que abordem o problema de resíduos de plástico.
Os participantes terão acesso gratuito ao acervo de “Modelos de Negócio para Empreendimentos Sociais” da +Acumen e a sessões ao vivo com especialistas da Unilever.
No final da incubadora, os participantes submeterão suas ideias e os times vencedores receberão até US$ 25 mil cada (num total de US$ 75 mil) em capital semente e três meses de coaching on-line com especialistas da Unilever.
“O tratamento de resíduos é mencionado em três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mas os impactos dos resíduos vão muito além, afetando a vida de milhões de pessoas. Na Acumen, nosso objetivo é apoiar novas formas de confrontar os maiores problemas do mundo e ficamos empolgados de ver as soluções inovadoras que as pessoas apresentam por meio desse desafio virtual.”, disse Yasmina Zaidman, chief partnerships officer da Acumen.
“Trabalhar na criação de soluções para ajudar países e populações de baixa renda a gerenciar os sempre crescentes volumes de plásticos e outros tipos de resíduos se tornou uma questão central de desenvolvimento.”, completa Zaidman.
“Estamos comprometidos a trabalhar urgentemente na questão de resíduos de plástico, e, alinhados com o Plano de Sustentabilidade da Unilever, melhorar as condições de vida de milhões de pessoas em toda nossa cadeia de valor.”, disse Rebecca Marmot, vice-presidente Global de Partnerships and Advocacy da Unilever.
“Nós esperamos que a parceria com a Acumen contribua com soluções inovadoras e inclusivas que possam ajudar pessoas que dependam da coleta de resíduos, e, ao mesmo tempo, abordar o desafio crítico de poluição de plásticos.”, finaliza Marmot.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março pelo site.