Um projeto de endomarketing para a “Campanha do Dia do Profissional Atento 2009” foi o desafio recebido pela Agência TBL de Marketing Sustentável do Grupo Eco, por parte da Atento, empresa brasileira de contact center.
A partir da metodologia TBL, ou Triple Bottom Line, os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental, a agência desenvolveu uma iniciativa de plante e cultive, composta por uma minissacola em papel reciclado, contendo cinco sementes de Ipê Roxo, que foram manuseadas pelos integrantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e depois distribuídas para os 73 mil funcionários da Atento em todo o Brasil.
“O grande diferencial da Agência TBL é pensar sempre nos três P’s”, comenta Marisa Corbiser, gerente de operações. No pilar econômico ou Profit, a ideia envolveu estratégia, logística, verba e público alvo. No lado social, ou People, o produto permitiu a inclusão social por meio do envolvimento da Apae. Para atender a parte ambiental, ou Planet, a iniciativa utilizou papel reciclado e as sementes de Ipê Roxo, que se forem plantadas e vingarem, neutralizarão 18 mil toneladas de CO2 ao ano.