Agências, clientes e fornecedores reúnem-se mais uma vez para discutir as diretrizes do live marketing no Brasil durante o segundo Congresso Brasileiro de Live Marketing, que teve início na manhã de ontem (27/07) no Centro de Convenções Rebouças, na Capital paulista.
O reforço das marcas em períodos de crise, a inclusão da ferramenta digital no mundo do live marketing quebrando barreiras, o desenvolvimento da criatividade, a necessidade de ousadia e o conflito de interesses no momento da compra foram algumas das questões abordadas por profissionais renomados no primeiro dia do evento, que encerra hoje.
As atividades serão encerradas com a festa do 15º Globes Awards, a maior premiação do live marketing no Brasil.
No dia de ontem (27/07), a programação começou com a performance “Live Stage on Fire”, um encontro entre arte e tecnologia aplicado em shows internacionais e trazido pela primeira vez ao Brasil.
O destaque ficou para o figurino dos performistas, formado por luzes, que chamaram a atenção do público. Em seguida, o presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro) – responsável pela organização do encontro – Kito Mansano, abriu os trabalhos.
“Nós nos concentramos na energia que faz os desafios serem superados, ignoramos discursos de crises e nos concentramos no fazer, somos live marketing. Nós nos superamos a cada dia e estamos de volta com nosso Congresso.”, afirmou o executivo, lembrando que, dessa vez, o trabalho foi mais árduo.
“Tivemos que convencer nossos pares e nos convencer também de que esse encontro é fundamental. No final do primeiro (em 2013), acreditei que esse segundo Congresso seria muito mais fácil, mas estava enganado.”, completou, pronto para os desafios.
Em seguida, o primeiro Comitê trouxe como tema “O valor do live marketing” e foi composto por três painéis: “A importância do live marketing no resultado do meu negócio”; “O live marketing sob o olhar da ideia” e “O live marketing como estratégia digital”. As discussões seguiram após o almoço.
“O live marketing é fundamental. Temos uma marca, um conhecimento muito forte, mas o grande desafio é gerar preferência e isso não vou conseguir por meio da televisão. Pela televisão consigo mexer com o emocional. O live marketing é importante para os momentos que não têm preço.”, analisou a VP de Marketing da MasterCard, Beatriz Galloni durante o primeiro painel.
Também integraram os debates a Head of Branding & Creative da Nestlé Brasil, Tatiana Lemos e o CMO da Samsung Mobile, Ricardo Barbosa.
A moderação foi feita pelo sócio-diretor da aktuellmix, Célio Aschar Jr. e pelo CEO da Ponto de Criação Marcelo Heidrich. “Este ano, o Comitê tem como maior objetivo o valor e a importância do live marketing. O live marketing é feito de pessoas que geram ideias, resultados. O nosso ponto de partida sempre será as pessoas. Os profissionais estão em toda parte. É importante frisar que somos muitos na quantidade, mas ainda somos pouco reconhecidos pela qualidade.”, apontou Ashcar.
No segundo painel, representantes de agências falaram sobre criatividade, inspiração,briefing e brainstorm. “A inspiração vem de todos os lugares, principalmente, de ouvir as pessoas, histórias, música, está em todo lugar. Brigo com meu time até hoje. Odeio criativo de fone de ouvido. É preciso estar atento a tudo o que acontece.”, disse a diretora de Criação e Planejamento da Avantgard, Adriana Salles.
Já a VP de Criação e Planejamento da Ponto de Criação, Ana Paula Dugaich, destacou que “Hoje, tudo o que podemos fazer é inspirar, levar em frente as coisas para que as pessoas consigam entender, ter um conglomerado de referência, dar voz para a marca, levar para a rua e fazer as pessoas experimentarem.”
Quando o assunto foi feeling e insight, o diretor de Criação da Mood, Bruno Brasileiro, foi enfático. “As agências têm o dever de levar ao cliente algo que encante, encha os olhos, faça a marca se destacar.”
Outras opiniões ainda foram emitidas pelo diretor de Criação da The Marketing Store, Adriano Cerullo, pelo diretor de Planejamento da Tudo, Cleber Paradela e pela diretora associada de Planejamento – Live Team/ Grupo Team Creátif, Mônica Pedro.
No terceiro painel, a estrategista de contas do Google, Nina Camargo, a diretora-executiva da Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), Cristiane Camargo e o líder da área de vendas do Facebook, Marcelo Pacheco mostraram a disponibilidade das empresas do setor de tecnologia para integrar projetos e formar parcerias com as agências.
“Tenho duas notícias, uma boa e uma má. A ruim é que não há mais divisão entre digital e não digital. A boa é que estamos aqui para ajudar”, disse Pacheco.
Com cases de sucesso para inspirar os participantes do evento, eles mostraram como o púbico está totalmente inserido na era digital. Entre os dados apontados estiveram o acesso ao celular pelo menos 100 vezes ao dia pela maioria das pessoas e a utilização do Instagram por cerca de 25 milhões de indivíduos. “Precisamos entender o digital como parceiro para quebrar barreiras.”, mencionou Nina.
Após o almoço, o Comitê de Relações Sustentáveis contou com mais três painéis. O primeiro, cujo assunto foi “Um outro mundo é possível”, teve a presença da CMO da Iris Group para as Américas, a britânica Sarah Aitken.
Além disso, executivos da Jack Morton mostraram seu ponto de vista por meio de um vídeo, preparado exclusivamente para o Congresso. Sarah destacou algumas mudanças observadas no setor nos últimos anos, que garantiram avanços. “Temos visto uma integração do marketing digital com o tradicional. Nunca vimos uma evolução tão boa quanto agora. Há o surgimento do ponto de vista estratégico.”
O segundo painel tratou de Compras Inteligentes e gerou polêmica entre os participantes, devido ao conflito de interesses observado entre as áreas de compras dos clientes e as agências. Esse conflito foi, inclusive, apontado por um dos integrantes dos debates, o vice-presidente de compras da PSA Peugeot Citroën América do Sul, Carlos Cruz.
Ele destacou a divergência de prioridades, já que enquanto o setor de compras prima pela rentabilidade o de marketing busca a criatividade. Diante disso, ele acredita que é necessário mudar o formato atual para que ambos saiam ganhando. Uma das metas é a troca de experiências e aprendizados.
“Precisamos equalizar o interesse de compras e marketing.”, disse outro participante do painel, o country manager da Inner Group, Fabio Bataglia, que falou sobre a experiência da empresa e os serviços prestados.
O terceiro e último painel, Decálogos de Valor, foi comandado por Wilson Ferreira Junior, VP de Desenvolvimento Setorial da Ampro, e trouxe a busca desse mercado por diretrizes para não haver precarização da cadeia de valor. Em meio a esse anseio, foram apresentados dez princípios da Agência de Valor e o contraponto para os Clientes de Valor. A ética, a exigência de briefings detalhados e prazos razoáveis estão entre as premissas.
Para fechar o painel, o presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira, da Agência Um, foi anunciado como o novo presidente do Comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, que deve reunir mensalmente as agências interessadas no aprimoramento das relações com os clientes.
Ferreira comentou sobre da mudança do mercado como maior desafio. “Esse é o momento de fazer o negócio virar atitude”. O canal “Fala Mais” no site da Ampro, será uma das ferramentas colaborativas nesse processo. “Vamos ouvir as dúvidas e tentar ajudar”.
O primeiro dia do Congresso foi fechado em grande estilo com a palestra do apresentador do programa Manhattan Connection (Globonews), o economista Ricardo Amorim, com o tema “Um Oásis de oportunidades no Live Marketing em meio ao deserto da crise econômica”. Apesar das críticas ao cenário atual do País, o também presidente da Ricam Consultoria foi otimista em relação ao live marketing.
“Esse mercado vai crescer exponencialmente. O que tem valor hoje é a informação”. No entanto, para que o resultado seja positivo, o profissional mostrou que é preciso pensar diferente. “Hoje, estão se vendendo por preço e não por valor e isso não pode acontecer.”
O segundo Congresso Brasileiro de Live Marketing tem continuidade durante todo o dia desta terça-feira (28/07) e encerra com a revelação das melhores campanhas, profissionais e fornecedores do live marketing no Brasil, durante a cerimônia do 15º Ampro Globes Awards.
O evento tem ainda um lounge de exposições com acesso livre e aberto ao público até às 19h deste dia 28 de julho.