Alexa – Minas é um Estado muito grande e por isso subdividido em regiões distintas. BH concentra 80% das agências de marketing promocional do Estado, mas temos outros polos como a região do Triângulo Mineiro (que engloba Uberaba e Uberlândia) que apresenta um bom número de empresas do setor, até em função dos grandes armazéns de distrbuição, muitas indústrias e o movimento da agropecuária que ajuda no setor de eventos inclusive. Não temos números oficiais, mas pelos levantamentos que já fizemos devemos movimentar de um a 1,5 bi por ano se reunirmos todas as atividades do marketing promocional. Podemos incluir aí as ações digitais. Muito da verba tradicional da propaganda migrou para essa área e mais ainda neste ano de crise, onde todos resolverema concentrar suas verbas em relacionamento CRM, ações de marketing voltadas para mídia eletrônica devido ao custo operacional
Promoview – E qual o número de empresas?
Alexa – São aproximadamente 3000 empresas se contarmos toda a cadeia, desde agências até fornecedores como buffets, fornecedores de brindes, equipamentos, mobiliário, etc. Agências de marketing promocional estimamos que existam 150 em atividade sendo 120 só em BH . Se somarmos as agências só de marketing cultural, esse número duplica. A Ampro faz um trabalho constante de monitoramento do mercado. Por isso é importante que todos se associem. Estou aqui no Road Show para passar esta mensagem.
Promoview – E qual o recado da Ampro para o mercado mineiro?
Alexa – A importância da associação é buscarmos o desenvolvimento do mercado, ou seja, o seu amadurecimento mesmo, para que tenhamos ética nas relações no cumprimento de algumas regras básicas da relação cliente/agência/fornecedor, da condição das concorrências, da forma correta de remuneração das agências , do reconhecimento do trabalho promocional, na construção e posicionamento de marcas e produtos. Isso sem contar com a formação de mão de obra mais qualificada para o setor, onde todos tendem a ganhar. Quanto mais maduro é o mercado, mais evoluído também serão os resultados.
Promoview – Para finalizar, qual o cenário atual do marketing promocional mineiro?
Alexa – É animador. Apesar da crise, os negócios estão acontecendo, mesmo que mais vagarosamente. O mercado promocional mineiro está em expansão e disso não tenho dúvida. A Forma Editora não realizaria um evento aqui se isto não fosse um fato. Os fornecedores do Road Show escolheram BH por que sabem que encontram aqui muitas oportunidades de negócios.