Em 29 de junho de 1993 um grupo de idealizadores, liderados por João De Simoni fundou a Ampro – Associação de Marketing Promocional. Segundo Elza Tsumori, atual presidente da Executiva da Ampro , em recente entrevista a Promoview, a história começa por volta de 87, quando Rafael Sampaio da About trouxe a ideia de viagens técnicas e reportagens especiais para o mercado promocional.
Uma destas viagens era para a Feira do Popai, na época, em New York, todo ano. E, na Europa o Euroshop, em Dusseldorf-Alemanha, a cada três anos. Além disso, foram muitas outras áreas como o Premium Show para viagens e premiações de incentivo a venda, outros eventos de marketing direto e assim por diante. Foi numa destas viagens que um grupo pequeno liderado pelo Geraldo Rocha Azevedo trouxe o Popai para o Brasil em conjunto com a ABA e logo depois um outro grupo pensou em abrir uma associação para a área de promoção de vendas.
Assim nasceu a Ampro pelas mãos de detalhistas e visionários empresários do setor. Ainda na análise de Elza os anos 80 foram a “Era Romântica da Criação” com talentos individuais e a época das artes gráficas em expansão. Ao mesmo tempo, os clientes começavam a ficar refém da distribuição e varejo. Depois que a Ampro surgiu, o mercado começou a usar a informática e a partir daí, perdemos todo o diferencial que tínhamos na Criação.
Assembléia da Ampro – década de 90
Começou a época do Planejamento, da Operação e das ações de PDV. O grande poder da distribuição. Isso levou ao trabalho de Incentivo e Relacionamento ao patamar de herói até que neste início de século, temos a dominância das tecnologias de convergência e portabilidade. No fundo, a comunicação e o marketing promocional acompanham passo-a-passo o desenvolvimento do mercado de consumo, pois é para ele que trabalhamos.
Para Elza, “o valor da Ampro ao longo da sua existência está calcada na Visão de seus fundadores que enxergaram a amplitude do escopo, da necessidade de Código de Ética firme e clara e da existência na sua diretoria e conselho, líderes que construíram a história do marketing promocional no Brasil. Nós que estamos agora no século 21 na direção desta associação que cresce a cada ano, temos a responsabilidade e consciência de que este diferencial precisa ser levado a sério, criando paralelamente uma nova liderança que possa nos substituir daqui a alguns anos. Esta garimpagem já estamos fazendo e felizmente estamos tendo êxito com fantásticos profissionais”.
A Ampro tem obtido grandes conquistas e o reconhecimento da atividade de marketing promocional no Brasil nos últimos anos através das suas representações em São Paulo por meio da sua sede e nos principais estados brasileiros por intermédio de diretores em Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Recife e Salvador.
Anualmente a entidade realiza eventos como o Ebemp, Encontro Brasileiro das empresas e profissionais de Marketing Promocional, a Sampro, semana academica de marketing promocional além de organizar o Ampro Globes Awards, que premia os principais cases brasileiros de marketing promocional. Na área de incentivos a Ampro patrocina encontros e congressos tendo editado em 2007 o livro Marketing de incentivo uma visão legal.
O Comitê de Incentivo da entidade trabalha em Brasília para criação de um lei para regulamentação definitiva da atividade.
Em 2008 realizou dois saltos internacionais: pela primeira vez apresentou um workshop no Festival de Cannes, comandado por Alexis Pagliarini e fundou em SP a FIMAPRO reunindo todas as entidades que trabalham pelo marketing promocional na Ibero América, numa ação coordenada por Guilherme Prado.
Uma das mais recentes iniciativas da entidade busca fechar uma grande lacuna no setor de marketing promocional com o lançamento do GEA, Grupo de Estudos Acadêmicos e tem por objetivo compor e desenvolver trabalhos que nortearão os caminhos do conhecimento para o marketing promocional. Um grupo de acadêmicos, experiente na prática das atividades promocionais, já que atua em agências de marketing promocional, foi eleito para participar de reuniões mensais que facilitarão a geração de conteúdo tanto para o meio universitário como para o mercado, por meio de novos artigos, estudos, pesquisas, entre outros materiais. “Pretendemos ser um farol, ou seja, orientadores para o meio acadêmico e para o mercado, além de fomentar a pesquisa acadêmica com os recursos que o mercado disponibiliza, agregando os esforços da Ampro”, afirma Claudio Mello, VP da entidade e coordenador do GEA.
Em 2008 por iniciativa do conselheiro Julio Feijó Neto, a Ampro instituiu 29 de Junho como o dia do marketing promocional.
A Ampro tem Elza Tsumori como atual presidente e João Carlos Zicard Vieira como presidente do Conselho da entidade. A diretoria e o conselho são formados por diretores e executivos das principais agencias de marketing promocional do país, contando atualmente com 290 associadas. Dos grupo de fundadores permanecem em atividade em prol da Ampro Gilmar Caldeira, Geraldo Azevedo e Julio Anguita condição de conselheiros e José Gaspar Brandão como diretor executivo. Além de ter sido o autor do Código de ética vigente, Gaspar é hoje o principal responsável pela memória da Ampro.Em 2008, durante o 5º Ebemp, o executivo apresentou uma retrospectiva desde a fundação da entidade.
Promoview homenageia a AMPRO sobretudo por que publicamos exclusivamente notícias de marketing promocional a partir do conceito estabelecido pela entidade.
João De Simone no lançamento de seu Livro Promoção de Vendas em 1993
Primeiro Ebemp realizado pela Ampro em 2003
Nas fotos acima: evento de lançamento do primeiro livro sobre Marketing de Incentivo no Brasil em 2007.
Post no site da Ampro em 2008 registra o maior salto internacional da entidade.
Acima: fundação da Federação Ibero americana de marketing promocional.
Abaixo: a Sampro leva o marketing promocional as universidades brasileiras
Assista o vídeo institucional da Ampro, produzido por Promoview em conjunto com a entidade.
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