Idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), o projeto “Natal Cidade Eventos“, já deu início às suas ações e levou à capital potiguar no último final de semana, um grupo de “decision-makers“, que são especialistas, integrantes da Associação de Marketing Promocional (Ampro), cuja missão é indicar para os grandes clientes nacionais os melhores destinos para eventos.
“A capital do Rio Grande do Norte notabilizou-se por ser uma das cidades mais procuradas para turismo de lazer, principalmente dos europeus pela proximidade (apenas 6h30 de Lisboa) em voos diretos. O objetivo deste programa de melhoramentos é transformar Natal num destino ideal para Turismo de Negócio para as empresas brasileiras e estrangeiras.”, afirmou a presidente da Ampro, Elza Tsumori.
Em Natal, os “decision-makers” conheceram o potencial e a infra-estrutura turística da cidade, visitaram o Centro de Convenções e alguns equipamentos hoteleiros. Segundo o secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Júnior, Natal ainda receberá a visita de sete grupos de “decision-makers“, que vão realizar um diagnóstico técnico sobre o turismo de eventos da cidade e apontar as soluções para os problemas que eventualmente forem identificados. “O nosso Plano Estratégico será elaborado por meio dos prognósticos apontados pelos especialistas, que vão externar as ações corretivas e sugestões,” explicou o secretário de Turismo.
Sobre o Programa
Consultores contratados pela Secretaria Municipal de Natal procuraram a Ampro para realizar uma série de fam trips compostos de diferentes grupos de profissionais para observar e colaborar na elaboração do programa de melhoramentos. Uma vez viabilizada a ação conjunta, parcerias entre Ampro, GOL Linhas Aéreas, Luck Receptivo e os hotéis Pestana, Ocean Palace e SERHS viabilizaram o programa, com o apoio do Natal Convention Bureau, ABiH, Abeoc e Centro de Convenções de Natal.
Fazem parte da coordenação do Programa pela Ampro: Ibrahim Tatouh, diretor do Comitê de Operadoras de Viagens de Incentivo, Jorge Medauar vice-presidente de desenvolvimento setorial e Luiz Sales diretor do comitê de marketing de incentivo. O programa foi elaborado para que um grupo de operadoras, um grupo de agências e um grupo de clientes fossem contemplados, com possibilidade de ampliar a quantidade de grupos, conforme a receptividade do fam trip.
Segundo Elza Tsumori, esta experiência é inédita na entidade e representa um benchmarking muito interessante para dois comitês da Ampro: o de Viagens de Incentivo e o de Marketing de Incentivo, bem como para algumas agências especializadas em Eventos Proprietários e corporativos.
“O trade de turismo, governo local e o setor de marketing promocional iniciam, desta forma um intercâmbio profissional que só enriquecerá o destino Natal, seus equipamentos e serviços oferecidos em prol da atividade de eventos corporativos e viagens de incentivo. Por que Natal de turismo de lazer já é uma realidade reconhecida internacionalmente”, comentou.