Um dos destaques da Brazil Promotion 2009 no quesito sustentabilidade foi o Paraná, com as “sacolas recicladas Nova Rua Riachuelo”. A Ampro Capítulo Paraná e Santa Catarina apresentou as “sacolas-símbolo” da ação “Nova Riachuelo”, no estande da curitibana Ecofábrica.
O brinde “sacolas recicladas” faz parte de uma grande ação promocional realizada em julho, pela Prefeitura de Curitiba e com apoio da Ampro PR/SC que respondeu pela organização, coleta e transformação de banners reciclados em três mil sacolas recicladas.
Assim, o “brinde”, cofecccionado pela Ecofábrica, se tornou o símbolo da ação promocional desenvolvida para o projeto multidiscplinar da Prefeitura Municipal de Curitiba, o Sistema Fecomércio Sesc – Senac e o Sebrae voltado a recuperação e reciclagem da Rua Riachuelo.
O Projeto “Nova Riachuelo” contempla quatro segmentos. O planejamento público da intervenção e as obras por parte da Prefeitura, com vistas à revitalização da região, aumento da segurança e sugestões de restauro dos imóveis históricos. A Fecomércio respondeu pela revitalização do Paço da Liberdade, que reforçou o valor de se investir na região e os impactos positivos destas mudanças. Diariamente, 1200 pessoas circulam pelo novo espaço – turistas, escolas, cidadãos. A mobilização do empresariado da Rua Riachuelo, com a articulação por intermédio do Sebrae para uma ação de impacto, como também a capacitação e melhoria da gestão das lojas.
O marketing promocional cria neste contexto a possibilidade de integrar os objetivos por meio de uma ação ampliada de um evento com o reforço de ponto de venda, através do “Vitrines na Calçada”, e soma-se ainda o brinde “bolsa reciclada” – uma ação PromoSustentável.
A afirmação é de Aparecida Nogarolli, presidente Ampro PR/SC. Ela ainda acrescenta que o brinde sacola reciclada “reforça o quanto é possível trazer para um dos ícones do consumo, uma atitude de reflexão e adesão”.