Experiência de Marca

Bento Gonçalves lança o projeto Trem é Turismo

O projeto visa aprimorar o atendimento dos clientes, fortalecer a governança e a cooperação com os pequenos negócios do entorno e realizar a promoção no mercado para ampliar o volume de negócios realizados por esses empreendimentos.

A Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), o Sebrae e o Grupo Giordani Turismo lançam no dia 17/09, às 19h30, no Parque Temático Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves, o projeto “Trem é Turismo“, de âmbito nacional.

O projeto visa aprimorar o atendimento dos clientes, fortalecer a governança e a cooperação com os pequenos negócios do entorno e realizar a promoção no mercado para ampliar o volume de negócios realizados por esses empreendimentos, por meio do crescimento de fluxo de turistas e usuários dos trens turísticos e culturais.

Foto: Reprodução Google.
trem-maria-fumaca-1
Trem utilizado no passeio turístico “Maria Fumaça — Um retorno ao passado”.

Primeiro produto do Grupo Giordani Turismo, o passeio turístico de trem a vapor “Maria Fumaça — Um retorno ao passado” é uma memorável atração da Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho.

Durante o percurso de 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, os turistas se encantam com a paisagem da região e se divertem com as atrações culturais.

No passeio, são realizadas apresentações de um coral típico italiano, com show de tarantela, teatro e repentistas. Em Garibaldi há uma recepção com música gaúcha e italiana, além de degustação de espumante e suco de uva. No destino final, Carlos Barbosa, também acontecem apresentações de música italiana.

Segundo Adonai Arruda Filho, presidente da ABOTTC, “O turismo brasileiro, em todos os segmentos, está vivendo uma década de expressivo crescimento e deverá dobrar de tamanho, tanto em número de turistas estrangeiros quanto no turismo interno, realizado pelos próprios brasileiros.”.

Adonai complementa destacando a importância do projeto, “O turismo ferroviário, especialmente, está em pleno crescimento, porém é ainda pouco conhecido por parte dos brasileiros. Este projeto vai aumentar sua visibilidade e dar suporte e capacitação aos micro e pequenos empresários do entorno das estações, que estarão melhor qualificados para atender aos visitantes”.

Esse grande crescimento do turismo interno vem sendo ditado pelo crescimento das classes C e D que passam a gastar parte de sua renda em viagens, lazer e entretenimento. Milhões de brasileiros estão sendo incorporados, a cada ano, na clientela dos diversos segmentos de turismo, incluindo os trens turísticos e culturais.

Quanto ao desembarque de turistas de outros países, o aumento deverá ser alavancado pela grande exposição que vem gerando os megaeventos que o Brasil tem sediado.

No entanto, essas oportunidades somente serão transformadas em novos patamares de competitividade e de sustentabilidade do turismo brasileiro se forem enfrentados e vencidos alguns desafios importantes relacionados à infraestrutura física.

Além disso, é necessário também uma melhora significativa na gestão das empresas, especialmente as micro e pequenas, que representam mais de 90% do total de estabelecimentos nesse setor.

O setor de turismo é um dos setores que mais promove o desenvolvimento justo, mais equitativo e inclusivo social e economicamente.

Isso acontece porque o turismo emprega pessoas de todos os níveis de escolaridade e da forma mais espalhada geograficamente, pois não está apenas nas grandes cidades, mas em todo o território brasileiro.

Essas operações acionam uma cadeia extensa de pequenos negócios nos setores de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, comércio varejista, artesanato, entretenimento e outras atividades econômicas.

O Projeto “Trem é Turismo” pretende, inicialmente, atuar com vinte trens turísticos e culturais que estejam em efetiva operação ou iniciando seu funcionamento nos próximos dois anos, dando consultoria ao comércio local e aos funcionários dos empreendimentos, para obter pelo menos 80% de satisfação dos clientes atendidos.

Serão trabalhados, em cada localidade, além do comércio, as pousadas e hotéis, restaurantes, artesanato local, serviços de táxis, guias de turismo e tudo o que puder proporcionar lazer e cultura aos visitantes.

Entre os trens e localidades que serão trabalhados neste projeto, podemos citar o Trem do Forró, em Pernambuco, Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo, Maria Fumaça Ouro Preto a Mariana, em Minas, Maria Fumaça São João Del Rei a Tiradentes, em Minas, Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro e Trem da Moita Bonita, em São Paulo, entre outros.