Experiência de Marca

B\Ferraz com Shake Toddy no GAS Festival

Toddy é um achocolatado jovem, que se comunica com seu target de maneira irreverente. E tem na música seu canal de ativação promocional com o teenager. Dentro deste contexto, o patrocínio do GAS Festival, evento proprietário de Guaraná Antarctica, maior street festival do Brasil, realizado em setembro de 2007 em São Paulo foi estrategicamente uma grande associação para a marca.

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Agência: B\Ferraz Comunicação Promocional Ltda
Cases: Shake Toddy no GAS Festival

Resumo:

Toddy é um achocolatado jovem, que se comunica com seu target de maneira irreverente. E tem na música seu canal de ativação promocional com o teenager. Dentro deste contexto, o patrocínio do GAS Festival, evento proprietário de Guaraná Antarctica, maior street festival do Brasil, realizado em setembro de 2007 em São Paulo foi estrategicamente uma grande associação para a marca.

Além de associar a marca a este grande acontecimento na vida dos 10.000 adolescentes presentes, de marcar presença nos materiais de divulgação do evento e na mídia espontânea gerada, as ações de ativação de Toddy durante o GAS Festival foram de grande irreverência e com grandes resultados. Um bar de skakes cenografados, onde o público podia comprar misturas de sabores de Toddy com promotores animados.

Neste mesmo local, a galera tinha acesso direto ao site do projeto Produtores Toddy, no qual feras do mercado musical davam dicas on line de como montar uma banda, lançar um disco, gravar uma demo. Além disso, vacas-Toddy, garotas propaganda da marca, circularam entre o público do evento, gerando grande awarness para a marca e interesse pelo ponto fixo de venda.

Histórico:(situação de mercado/produto/serviço)

Toddy é o achocolatado da galera e vem apostando em ativações promocionais para criar vínculos emocionais com seu target. Irreverência, ousadia e jovialidade são assinaturas da marca, personificadas nas vacas-garotas-propaganda da marca. O pilar através do qual Toddy se comunica no BTL com os adolescentes é a música. A música é democrática, universal e inclusiva. A música convida o jovem a participar. Engaja, envolve.

Ações da marca como Produtores Toddy, um canal na internet com feras do mercado musical que dão dicas para quem quer montar sua banda e fazer seu próprio som, são exemplos desta estratégia. Além disso, as inovações de produto são uma constante da marca, que está sempre inovando no lançamento de novos sabores. E a estratégia adotada é a de estimular a criatividade da galera para que crie receitas com Toddy, misturando sabores e inventando moda.

Neste cenário, o GAS Festival era o evento ideal para que Toddy se comunicasse com seu target por meio de ações altamente pertinentes. A 1ª edição do evento prorietário de Guaraná Antarctica foi o maior street festival do Brasil. Com público de 10.000 pessoas, na sua maioria entre 12 e 16 anos, o GAS Festival rolou no dia 1 de setembro de 2007, na Chácara do Jockey em SP e reuniu o melhor dos esportes de ação (bike, skate e patins), da arte de rua (b.boys, grafite) e do new rock (7 bandas novas no cenário, 20 bandas independentes).

Nomes de peso do esporte, ídolos desta galera como Bob Burnquist, Mineirinho, Fabíola da Silva, Lincoln Ueda, Christiano Matheus arrasaram nas pistas montadas estrategicamente na frente dos palcos. Bandas como Hateen, Forgotten Boys, Fresno, Detonautas, NXZero garantiram o som para o delírio dos fãs. E as bandas finalistas de um concurso que atraiu 2000 bandas independentes representaram os aspirantes. Praça de alimentação, lojas de streetwear, customização de shapes de skate, paredão de grafite, exposição de tatoos, pistas e clínicas de skate, áreas relax e muito mais preencheram os 52.000m2 do evento. E foi lá que Toddy realizou sua ação proprietária, de enorme sucesso. Uma tenda de shakes, onde a galera podia customizar sua bebida e experimentar novos sabores de Toddy. O espaço todo foi criado com a cara irreverente da marca.

Estratégia da Campanha:

A estratégia foi a associação da marca com um evento de total pertinência com seu target, com seu posicionamento e com seu universo temático e com seu target: jovem, irreverente, urbano, que estimula misturas, democrático. E acima de tudo: que estimula o talento musical.

Conceito Promocional:

Skake Toddy. Experimente seu talento. As pessoas que entravam no bar de Toddy eram estimuladas a experimentar seu talento de duas maneiras: a. misturando sabores de Toddy com frutas ou outros ingredientes e criando um shake diferente. Ou seja, estávamos mostrando a um target que busca diferenciação que, com Toddy, ele pode fazer do jeito que ele quiser, ampliando momentos de consumo do produto e também explorando toda família Toddy) b. acessando o site Produtores Toddy para saber tudo sobre o mundo da música e experimentar seu som: chats ao vivo com produtores do mercado, dicas de como gravar uma música demo, como montar uma banda e o mais bacana, um mixer on line, no qual a galera misturava sons, fazia uma música própria e podia viralizar para os amigos, dali mesmo do meio do evento.

Meios de Comunicação Utilizados:

. Evento: a associação a um evento pertinente e altamente qualificado dentro do público-alvo da marca; . Anúncios, mídia exterior, folheteria, porta-ingresso: assinatura de patrocinadora oficial do GAS Festival em todo material de divulgação do evento; . Site: presença de marca no site do GAS Festival e canal especial GAS Festival no site Produtores Toddy; . Blitze: dentro do próprio evento duas vacas de pelúcia Toddy circularam entre o público chamando a atenção para o espaço. As vacas causaram alvoroço, reforçando o awarness da marca, uma vez que eram a personificação das garotas-propaganda que estrelam os comerciais de Toddy. . Product Placement: além da venda de shakes feitos na hora no espaço proprietário de Toddy, foram comercializadas caixinhas de Toddy Pronto pra Beber em todos os 18 bares do evento.

Resultados da Campanha:

. Foram vendidos cerca de 4000 unidades de Toddy, entre shakes e Prontos pra Beber, o que significa que 40% do total de pessoas que compareceram ao evento consumiram Toddy. . Estamos falando de venda de uma bebida a base de leite em um evento que é proprietário de uma marca de refrigerantes, o que é um resultado surpreendente! . Mas os interesses aqui eram de imagem e estes resultados também foram incríveis: . Centenas de fotografias espontâneas do público ao lado das vacas de Toddy; . O Bar de Shakes de Toddy virou ponto de encontro da galera; . Grande volume de acessos ao site Produtores Toddy.

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