Entre os dias 16 e 19 de julho, Belo Horizonte recebe, novamente, a Copa de Tênis de Cadeira de Rodas “Butija Wheelchair Tennis Cup 2015“. A competição, que em 2014 chegou a atrair mais de mil pessoas, foi sucesso de crítica e, agora, vem para se consolidar de vez nos calendários, tanto do esporte especializado, quanto da capital mineira.
Ao todo, mais de 60 participantes de países da América do Sul e Europa compõem o quadro de atletas participantes, que competem nas categorias Masculino, Feminino, Juniores e Quad – destinada a tetraplégicos. Disputado no saibro, e seguindo as regras do ITF Wheelchair Tennis Regulations, o torneio acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com entrada franca para o público de todas as idades.
Foto: Reprodução/Google.
Com nomes respeitados do tênis já confirmados, os organizadores vislumbram um cenário ainda mais positivo para a edição de 2015. Um deles é o treinador Léo Butija. Além de formador de atletas da modalidade, Butija é idealizador e organizador do evento desde sua primeira edição.
Dentre os atletas brasileiros de destaque que disputarão a Butija Wheelchair Tennis Cup 2015 estão o brasiliense Carlos Santos e o mineiro Rafael Medeiros, números 23 e 27 no ranking da ITF, respectivamente. Natália Mayara, também de Brasília, reconhecida, dentre as mulheres, como 21ª colocada também pela ITF e, no júnior, Fábio Bernardes, de Uberlandia, quarto melhor jogador do mundo em sua categoria.
O valor da premiação estipulado para o Butija Wheelchair Tennis Cup 2015 é de U$2.500,00 para todas as chaves.