A oitava edição do TechCrunch Disrupt, que ocorreu de 08 a 10 de setembro, reuniu em São Francisco, na Califórnia (EUA), empresas do mundo todo para apresentar soluções inovadoras e disputar o prêmio de melhor e mais promissora startup do momento.
A representação brasileira contou com o maior número expressivo de empresas de todo o evento.
Investidores e empreendedores subiram ao palco para contar histórias de sucesso, interesses e tendências da área. Entre eles o presidente executivo do Airbnb, Brian Chesky, e um dos fundadores do Tinder, Sean Rad.
Foto: Reprodução/Google.
De acordo com o blog do Estadão, pelo menos 40 empresas nacionais realizaram exposição no evento, entre as que se cadastraram voluntariamente e startups apoiadas pelo Sebrae e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Neste ano, a Apex e o Sebrae treinaram as startups selecionadas para saber como vender sua empresa especificamente no TechCrunch Disrupt.
“Os investidores do Vale do Silício procuram coisas diferentes e a maneira das pessoas se expressarem também ocorre de forma distinta. Treinamos os empreendedores, por exemplo, com uma parte de ‘storytelling’ (contação de histórias), para eles saberem a melhor maneira de vender suas empresas”, conta a gestora de projetos da Apex, Flávia Egypto.
Entre as startups estava uma empresa que vende uma tecnologia para o consumidor registrar e pagar por conta própria sua compra no supermercado, a fabricante de impressoras 3D Metamáquina, e a Local Wander, uma plataforma que ajuda viajantes internacionais a entrarem em contato com moradores locais de forma a obter suporte ao longo do dia sobre o que fazer na cidade e tirar dúvidas pelo celular.