Campanha “#plasticomata” dá continuidade à campanha realizada para Prefeitura de Florianópolis.
A primeira fase da campanha de ideias sustentáveis, com foco na preservação da vida marinha e do meio ambiente veiculada pela Prefeitura de Florianópolis é criação da OneWG Multicomunicação, que desenvolveu para a segunda fase uma série de ações e peças de divulgação sobre o não-uso de canudinhos, copos descartáveis e outros itens, e sobre o cuidado e a responsabilidade de cada um para a correta destinação dos objetos plásticos consumidos.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Copos descartáveis viram campo de futebol com a Budweiser.
A campanha gira em torno do respeito à vida marinha e dos animais em geral, da educação ambiental e da sustentabilidade, mostrando a preocupação e a ação da Prefeitura de Florianópolis diante destes importantes temas.
Quanto a peças e meios, são diversos, incluindo as mídias on-line, off-line, ações e intervenções urbanas, que proporcionam experiências práticas e sensoriais para o engajamento e a conscientização popular.
Filme na televisão e no cinema, cinta para o jornal local, adesivagem de viadutos da Capital, exposição sensorial em um contêiner (em frente à catedral), além de infláveis gigantes no formato de lixos plásticos como garrafa pet são algumas das iniciativas.
Além de tudo isso, o “homem-lixo”, um personagem inteiramente trajado de lixos plásticos descartáveis, dos pés à cabeça, vai circular por pontos de grande fluxo de pessoas, em Florianópolis, além de fazer visitas à rede municipal de ensino, conscientizando crianças e adolescentes sobre a importância das atitudes sustentáveis.
A hashtag utilizada para expandir o alcance das mensagens é: #plasticomata, com o apoio do mote “A vida marinha não é descartável".
O lançamento da campanha ocorreu no dia 5 de junho, no trapiche da Av. Beira-Mar Norte, na Capital catarinense, e contou com a presença do prefeito Gean Loureiro e demais autoridades.
Na ocasião, além da exibição de várias peças da campanha, como uma garrafa pet gigante, foi realizado um passeio educativo em um barco-escola que recebeu o público presente e turmas de estudantes.
A campanha “#plasticomata” faz parte do plano municipal "Floripa, Capital Lixo Zero 2030".