Sucesso de público no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, com 750 mil visitantes, durante pouco mais de três meses, a exposição Obsessão Infinita, que marca a estreia da japonesa Yayoi Kusama no Brasil, estará aberta ao público no CCBB de Brasília, de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h, até 28/04.
Yayoi Kusama, de 84 anos de idade, é uma das mais importantes artistas japonesas ainda em atividade. Ela vive, por vontade própria, em uma clínica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, onde cria e produz suas obras.
A marca registrada de Yayoi é a figura da bola. Serão apresentados cerca de 100 trabalhos entre pinturas, trabalhos em papel, esculturas, vídeos, apresentação de slides e instalações, que cobrem o período de 1949 a 2012.
Segundo um dos curadores da mostra, Philip Larratt-Smith, o trabalho de Yayoi é uma autêntica expressão de sua condição psicológica única, pois ela sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e de alucinações.
“As bolinhas são a sua assinatura porque são as que melhor representam esses estados mentais. Fiquei surpreso e feliz com o grande público no Rio e espero que o sucesso se repita em Brasília.”, disse Philip.