Os chineses querem explorar a geração de netbooks ultrafinos. Depois de a Apple chamar a atenção do mundo com seu modelo MacBook Air, a empresa Shenzen Zichuang Technology anunciou que seu novo netbook CZC C9 tem apenas meio centímetro de espessura. Na China, o modelo é vendido por US$ 220.
Segundo informações do Geek, apesar do anúncio oficial, há uma pegadinha: “meio centímetro medindo a parte mais fina, a “ponta” da máquina. No miolo, onde realmente importa (já que lá estão o conector do teclado, portas USB, placa de circuito e bateria) ele é bem mais grosso – embora seja, sim, mais fino que um netbook tradicional”
O netbook chama atenção nem tanto por sua espessura, mas sim pela arquitetura. De acordo com informações, ao contrário da maioria dos netbooks, que adota processadores Intel, o CZC C9 usa um processador ARM 11 de 1 GHz, com 1 GB de RAM e 8 GB de espaço em disco, monitor LCD de 8.9 polegadas com resolução de 1024 × 600 pixels, webcam e uma bateria com autonomia entre 6 a 8 horas. Tudo isso em uma máquina que pesa apenas 750 gramas.