A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP) está lançando o concurso cultural que vai premiar o melhor projeto educacional desenvolvido entre as escolas públicas e privadas, para divulgar a importância da fotoproteção.
A iniciativa é parte da campanha “Sol, Amigo da Infância”, cujo objetivo é difundir entre as crianças práticas saudáveis na hora da exposição solar.
O concurso está aberto aos professores das turmas de educação infantil (pré-escola a partir de 5 anos) e ensino fundamental (1º ao 5º ano) do Estado de São Paulo. Cada professor pode concorrer com trabalhos em cartazes, folders, mensagens digitais, blogs, programas de rádio, peça de teatro, storytelling, vídeos e outros projetos desenvolvidos em conjunto com os alunos, para divulgar de maneira didática e criativa, como criar o hábito de proteger a pele contra exposição excessiva dos raios solares e sua importância para evitar problemas como queimaduras e câncer de pele.
Os trabalhos podem ser baseados em pesquisas sobre o tema fotoproteção ou inspirados no jogo digital Sol Amigo, que pode ser baixado no http://solamigodainfancia.com.br/criancas/ nos formatos Google Play, App Store e versão para PC.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 12 de novembro. Os projetos devem ser enviados obrigatoriamente por meio do formulário eletrônico disponível no site da campanha, na aba “Concurso”, com resumo do projeto citando fontes de pesquisas usadas pelos alunos, qual é a produção elaborada pela classe para divulgar o tema, além de imagens da arte ou vídeos criados pelas crianças, que comprovem a realização do projeto.
O resultado do concurso será anunciado no site da campanha no dia 27 de novembro. E a premiação acontecerá entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro. O professor do projeto vencedor será contemplado com um tablet iPad de 9,7 polegadas com wi-fi e os alunos receberão de presente um kit de fotoproteção, composto por filtro solar, chapéu e squeeze, além de certificado de participação.