Quanta gente quer ver 2015 pelas costas? Morto mesmo, esquecido, ignorado.
Muitos de nós, verdadeiros responsáveis pelo péssimo ano por escolhas erradas, desde políticas a profissionais, insistimos em culpar o ano, os outros e a fatalidade por nossas omissões ou ações mal tomadas.
É isso. Não existe ano ruim, existem anos que se tornam ruins por nossas atitudes.
Foto: Reprodução/Google.
E isso, como verdade é, pode indicar o que devemos fazer em 2016.
Façamos então, uma contagem regressiva com ideias de ações e pensamentos que devem nortear nossa vida no próximo ano.
Haverá os que vão relutar e vão preferir continuar colocando culpa em alguém que não em si mesmos, os que vão atribuir ao passado o que só o presente é capaz de fazer, os que torcerão para que o erro caiba em outras cabeças para que a sua, egoístas que são, continuem ilesas.
Haverá, sim haverá, os que só pensam em si e que continuarão a agitar suas bandeiras solitárias contra a bandeira branca da paz.
Partindo do dez, número emblemático para o Promoview em 2016, quando ele fará dez anos, vamos a contagem:
10 – Empreenda
Não tente buscar empregos, nem concursos públicos. Você será enganado. Concursos visarão angariar dinheiro para o Estado e empregos serão poucos, mas quem empreender se surpreenderá com um País em que ninguém precisa ser funcionário público para crescer.
Aliás, trabalhar para construir algo para os outros é uma boa dica e nos faz encontrar novos caminhos.
9 – Divida
É o ano de dividir para ganhar. Mais que nunca, os egoístas e armadores do “farinha pouca meu pirão primeiro” vão se dar mal. Juntar-se a outras empresas e a outras pessoas somando forças para diluir custos será muito bom.
8 – Seja Solidário
Num ano de grandes dificuldades, ser solidário e humano atrairá boas energias. Vejam como no final desse ano tantas iniciativas solidárias foram fundamentais para que empresas e agências dessem um passo à frente. “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..” Se assim fizermos, o amanhã virá.
7 – Invista na Saúde
Sem essa de que o trabalho sem limite é que nos faz ter grana. Quem fizer isso num ano de crise e limitações vai perder saúde e, portanto, oportunidades. Delegue, divida, sorria e confie.
Crie, na sua empresa, dias para todos verem filmes juntos, tomarem uma cerveja, conversarem. Divida festas e encontros. Organize horários e não se entregue a clientes fanáticos e idiotas que tiram sua saúde e seu dinheiro. Eles não valem à pena, nem o que pagam (se é que pagam).
6 – Reúna-se em entidades que o defendam
Mais que nunca estar em grupo será força de atuação. Por isso, associe-se a sua entidade representativa, seja ela qual for. Num ano em que as expectativas são de um governo incompetente que promete buscar equilíbrio espremendo as empresas com mais impostos, ao invés de cortas gastos, reagir em grupo terá mais eficácia.
Além disso, a Ampro vem em 2016 com força inimaginável para os associados. Tenha valor.
5 – Fique em família
Não há amparo mais importante em meio a tempestades que a família. Não só a família que formamos pelos laços consanguíneos, mas a família que formamos em agências e empresas.
Veja que quem estrutura sua empresa como uma família, onde há respeito, solidariedade, transparência e amores comuns passa mais facilmente pelas turbulências da vida. Transforme sua empresa numa micro-família, torne-se forte e divida alegrias, dificuldades, vitórias e, claro, compensações.
4 – Acredite numa força superior
Não importa se você acredita ou não em Deus. Existe uma força superior que nos guia internamente e nos auxilia com força e energia. Alie-se a ela, mais que nunca, no próximo ano. Reze, mentalize, ore e acredite nessa força e, é claro, em você.
“Há mais coisas entre o céu e a terra que supõe nossa vã filosofia.” Há uma energia imensa dentro de você. Libere-a e você conhecerá o que chamam de Deus.
3 – Sorria!
Se existe um remédio eficaz contra as energias ruins e o mal, esse é o sorriso. Não acredite em quem não sorri. Gente assim esconde escuridão e péssimas vibrações. O sorriso faz ambientes brilharem, inspiram, desenvolvem criatividade e afastam medos, além, de unir gente. Veja como sorrisos nos inspiram a abraços.
2 – Dê valor às pequenas coisas
Não falte a aniversários de gente que ama. Não mande mensagens pelo Face, ligue, fale com a pessoa. Abrace mais e escreva menos. Leia livros, ouça canções com quem ama. Passeie na praia ou na rua com árvores.
Marque encontros… e vá. Brinque, corra, abrace árvores, pegue chuva, volte a ser criança. Visite quem você não vê há muito tempo. Conheça o Brasil, esse é nosso mundo. Valorize nossa gente, sua gente e você. Ah, e sente no chão de vez em quando.
1 – Seja feliz sem depender dos outros
Crie sua piada interna. Criação, num canto, cante com o fone de ouvido e morra de rir, enquanto cria coisas lindas. “produção, na escuta?”, vista branco hoje, cor da alma de quem nos dá a mais bonita realização. Planejamento, desenhe o quadro mais lindo e coloque na parede dos sonhos que você vai transformar em realidade em 2016. O Show vai começar
Luzes, câmera, som, montagem, a&b, runners, recepas, gente…vocês são a luz.
É agora. A festa é de vocês. Feliz 2016!