A iluminação em homenagem ao Dia dos Pais foi a atração para milhões de pessoas que avistaram o Cristo Redentor na noite do dia 09/08, na cidade do Rio de Janeiro. Com um azul no manto e um tom diferenciado no rosto, o monumento ganhou também um “coração” de luz. “A ideia era humanizar a estátua”, explicou o idealizador do projeto, Peter Gasper. A luz vermelha simulava batimentos cardíacos.
“É um presente que a cidade recebe”, disse o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, completando: “O Dia dos Pais é um dia que queremos pedir que os pais sejam abençoados, junto com a família”.
A festa incluiu a presença do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes. Cabral lembrou a importância da paternidade. “Nada justifica o abandono de um filho”, declarou, depois de dizer que no Brasil há muitas mulheres que “são pai e mãe juntos.” “Se todo pai olhasse seu filho com atenção e carinho, posso garantir que o Brasil, o mundo, seria muito melhor”, acrescentou.
Já Eduardo Paes lembrou que ele e Cabral são os responsáveis pelos cidadãos do Rio. “Cabral é o pai de todos fluminenses e cariocas. E eu sou o pai dos cariocas”. Os dois foram até os pés do Cristo Redentor acompanhados das famílias. “Hoje é um dia de lembrar as alegrias que a paternidade nos traz”, completou Paes.
Para a grande homenagem, foram usados oito canhões de luz, refletores e dezenas de lâmpadas.
Fonte: Globo.com