Mais do que uma cidade para a realização de grandes feiras de negócios, Dubai é também um local estratégico para receber encontros corporativos e viagens de incentivo.
Essa foi a mensagem que o Dubai Business Events (DBE), escritório oficial de convenções do Emirado, procurou passar em seminário promovido na noite de 7 de abril, em São Paulo. O Órgão faz parte do Departamento de Marketing de Turismo e Comércio de Dubai (DTCM, na sigla em inglês).
“Nós não focamos somente em feiras, focamos em reuniões corporativas, congressos e viagens de incentivo. Então, queremos assegurar que as empresas, especialmente, neste roadshow, as baseadas no Brasil, Colômbia e Argentina, irão usar Dubai como destino para organizar suas reuniões corporativas ou enviar grupos de incentivo.”, destacou Karina Lance, gerente sênior de Vendas e Serviços de Convenção do DBE.
Foto: Áurea Santos.
O roadshow foi voltado para o segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (M.I.C.E., na sigla em inglês). Lance fez uma apresentação sobre a infraestrutura de Dubai e as vantagens que o DBE oferece às empresas que organizam seus eventos no Emirado.
A assistência prestada às companhias é gratuita. Entre os benefícios estão desde a ajuda na elaboração de documentos para propostas de eventos e viagens, até a organização de passeios e apoio financeiro, dependendo do tamanho do grupo participante.
“Dubai tem uma das melhores infraestruturas no que se refere à organização de eventos. A primeira coisa que vem à mente quando se organiza um evento [em Dubai] é que haverá muitas pessoas participando por causa da nossa localização. Ela é muito estratégica. Podemos receber pessoas de todas as partes do mundo para participar do evento, seja do Oriente Médio, Ásia, Europa ou América, porque há voos diretos. Essa é a principal razão pela qual as empresas deveriam escolher Dubai, porque elas podem alcançar mercados variados.”, apontou Lance.
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No evento, os participantes também puderam conversar com seis provedores de serviços turísticos em Dubai, entre hotéis e empresas de turismo receptivo. As empresas que estavam no roadshow eram o JW Marriott, Dubai Marine, Desert Gate, Abjar Hotels Clubs Resorts, The Adress Hotel + Resorts e Alpha Tours.
Para Lance, a distância entre os países da América Latina e os Emirados Árabes Unidos não é, necessariamente, uma barreira para que as empresas daqui organizem seus eventos em Dubai. Segundo a executiva, é importante lembrar que o Emirado serve como porta de entrada para companhias que querem acessar os mercados daquela região.
“A principal vantagem para uma empresa da América Latina organizar um evento em Dubai é a de entrar no mercado [da região], porque o Oriente Médio, o Norte da África, Leste da África, Subcontinente Asiático, Índia, são todos mercados crescentes, e se uma empresa latino-americana quer desenvolver sua participação naqueles mercados Dubai é a entrada, a mais fácil”, afirmou.
A gerente do DBE ressaltou ainda que, apesar de Dubai ter uma imagem associada ao luxo e aos preços altos, o emirado não cobra taxas e impostos para a organização de eventos. “Quando você organiza um evento em Dubai, você não paga taxas adicionais no hotel, nos restaurantes ou se você importar coisas, e estes são fatores importantes a considerar.”, lembrou.
Lance apontou ainda a qualidade dos serviços oferecidos no setor de turismo do emirado e a diferença de preços em relação a outras localidades. “Se você fica em um hotel cinco estrelas em Dubai, aquele serviço que você tem lá, você nunca teria na Europa, a menos que você pagasse o dobro do preço. Isso é algo que queremos que as pessoas entendam, o nível de serviço que você recebe em Dubai, você teria que pagar o dobro na Europa ou nos Estados Unidos.”, comparou.
Segundo Lance, a maior parte dos eventos recebidos da América Latina são viagens de incentivo. Ela conta que este ano, por exemplo, o emirado irá receber um grupo de 1,5 mil pessoas da Petrobras nesse tipo de viagem. A média de participantes dos grupos latino-americanos, no entanto, varia de 50 a 350 pessoas.
A executiva calcula que de 20% a 30% dos turistas que vão a Dubai são participantes de eventos corporativos ou viagens de incentivo.
O maior grupo de viagens de incentivo recebido até hoje na história de Dubai foi da China. Em abril do ano passado, a filial chinesa da empresa de cuidados pessoais Nu Skin enviou 14,5 mil pessoas em uma viagem de grupo ao emirado.
Por: Áurea Santos.