O setor de serviços na Bahia foi o grande responsável pela geração de empregos no Estado, com um número superior a quatro mil trabalhadores com carteira assinada. Segundo o Ministério do Trabalho, em pesquisa divulgada no dia 16/09, o Estado obteve 43.975 empregos gerados neste ano de 2009.
Em agosto, alguns fatores importantes contribuíram para a abertura de novas vagas no mercado de trabalho. Um exemplo claro aconteceu no GP da Bahia de Stock Car, primeira corrida de rua dessa categoria, realizada no Centro Administrativo, quando foram gerados mais de três mil postos de trabalho em hotéis, restaurantes e organização do evento.
Por isso, o setor turístico foi um dos que mais beneficiaram essa evolução no Estado no último mês. O secretário titular da pasta no Estado, Domingos Leonelli, destacou que a tendência deve ser mantida em setembro. Segundo ele, a realização de eventos como o Congresso de Cardiologia, que trouxe quase dez mil visitantes para Salvador, pode ter injetado cerca de R$ 7 milhões na economia baiana.