Uma das tendências crescentes no ambiente corporativo das gigantes da tecnologia desde o início dos anos 2010 é o do uso de energia renovável.
O Facebook anunciou no dia 28 de agosto, que não somente conseguiu reduzir em 75% a emissão de gases responsáveis pelo Efeito Estufa como se comprometeu a operar com 100% de energia renovável até o final de 2020.
“Desde a nossa primeira compra de energia eólica em 2013, o Facebook assinou contratos para mais de três gigawatts de energia solar e eólica, o que inclui mais de 2,5 mil megawatts nos últimos 12 meses.”, disse, em comunicado.
Essas estruturas foram construídas nas mesmas dos data centers que ficam em Oregon, Virgínia, Novo México e Suécia.
A rede social diz que cumpriu a meta estabelecida em 2015, de basear 50% da alimentação de suas instalações em energia verde até o início deste ano — o objetivo foi cumprido, com 51%, em 2017.
“Fazemos isso trabalhando para permitir o acesso a recursos de energia renovável para outras empresas e organizações, construindo infraestrutura e abrindo projetos para outros compradores ou estabelecendo tarifas verdes, que permitem que os clientes comprem energia renovável de suas concessionárias locais.”, completa o comunicado.
Outras companhias seguem o mesmo caminho. Em junho, a Samsung também afirmou que seu planejamento inclui o uso de energia renovável nos Estados Unidos, na Europa e na China até 2020.
A Apple e a Google vem comprando, desde abril, quantidades de energia eólica e solar suficientes para compensar o consumo global de todas suas unidades até o final do ano.