A fusão entre a televisão, rádio, internet e veículos impressos estão à disposição da população em período integral. É possível acessar sites que contêm links de áudio e vídeos ao mesmo tempo. Baixa-se programas de TV na tela do celular e recebe-se um número infinito de informações incessantemente via e-mail, Messenger e SMS.
Essa transformação virtual mudou a maneira com a qual os veículos de comunicação interagem com o público. Hoje, os profissionais da área são obrigados a aderir às novas tecnologias para sobreviverem no mercado de trabalho – e isso envolve novas ferramentas, nova linguagem e muita rapidez.
Para debater o assunto, a Feira de Gestão da FAE Business School reúne em Curitiba o diretor, roteirista de TV e apresentador do programa CQC da Band, Marcelo Tas, a diretora de mídia da JWT, Anita Bardeli, a diretora de comunicação da Oi, Flavia da Justa, e a coordenadora de comunicação da Rede Globo, Claudia Daumas.
Uma das figuras exponenciais da internet brasileira, Marcelo Tas vai compartilhar experiências inovadoras na comunicação por meio de vídeo, blog, twitter e outras ferramentas digitais. Um ranking realizado em 2008 posicionou-o entre os três perfis mais seguidos no twitter brasileiro. Somando este fator com a audiência do programa CQC e número de acessos ao blog marcelotas.uol.com.br , não é difícil entender por que Tas é considerado um dos formadores de opinião mais importantes da atualidade no País.
Vencedora do Prêmio Caboré 2008, Flávia da Justa fala como a Oi tornou-se sinônimo de pioneirismo em interatividade e convergência de outras mídias com a telefonia móvel. Ela apresenta na Feira de Gestão algumas das mais inovadoras estratégias de marketing de conteúdo realizadas no Brasil – entre elas, o lançamento do streaming no mercado nacional, com a transmissão ao vivo dos desfiles do Fashion Rio via aparelho móvel.
Como o mercado publicitário absorveu e se adaptou à convergência das mídias é respondido por Anita Bardeli, diretora de mídia da JWT e vencedora do 1º Prêmio Profissionais de Mídia, promovido pela Revista Propaganda, em 2008. Ano passado, a agência implantou em Curitiba um Núcleo de Mídia On-line e a publicitária, que comemora 26 anos de carreira, foi responsável por todo o projeto.
Claudia Daumas mostra na Feira de Gestão que a realidade debatida atualmente é uma preocupação da Rede Globo há mais de uma década, quando a empresa começou a apostar em novas tecnologias e convergência de mídias.
Hoje, o portal Globo.com é constantemente integrado e atualizado com conteúdo de todos os programas do canal televisivo. “Existe uma integração muito eficiente entre os profissionais do portal e os produtores e redatores de cada programa, o que diferencia a Rede Globo da concorrência, que ainda utiliza os sites apenas como uma vitrine da programação, o que é uma subutilização”, ressalta. O portal Globo.com investiu 20 milhões de reais para a criação do GMC (Globo Media Center). Mais de 500 vídeos da emissora aberta e dos canais a cabo do grupo são digitalizados por dia. “Dominar os conteúdos de televisão na web facilita a hegemonia de audiência no Brasil”, afirma Claudia.
Premiada com o Top de Marketing 2008 e considerada o maior evento de business do Sul do País, a 9ª Feira de Gestão da FAE Business School acontece de 28/09 a 02/10, no piso G1 Shopping Crystal Plaza.
O Painel de Comunicação, com o tema “Convergência de Mídias” acontece no dia 30/09, às 18h30. O evento traz cinco Painéis de Gestão e dez Palestras Magnas num auditório para 1.200 pessoas. Durante os cinco dias de evento, a Feira promove o debate e a troca de experiências entre empresários, executivos, empreendedores, acadêmicos e estudantes universitários, apresentando cases e estratégias bem sucedidas de gestão dos mais diversos segmentos.
Serviço
9ª Feira de Gestão FAE Business School
Local: Shopping Crystal Plaza l Curitiba/PR
Data: 28 de setembro a 2 de outubro de 2009
Horário: 14h às 22h