Experiência de Marca

Feiras de negócios e eventos dobram receita de Joinville

Segundo Giorgio Augusto Souza, coordenador-executivo do Convention & Visitors Bureau, a modernização do Expoville, um dos principais pavilhões da cidade, é a grande responsável pelo salto qualitativo.

Se 2014 já foi um ano agitado no segmento de feiras e eventos de negócios em Joinville, o calendário de para 2015 promete um volume ainda maior de encontros e convenções.

“Com feiras nacionais e internacionais voltadas ao desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico, não devem faltar opções em fóruns de inovação e presenças multinacionais, principalmente agora que Joinville está; oficialmente inclusa no roteiro dos grandes eventos”, explica Giorgio Augusto Souza, coordenador executivo do Convention & Visitors Bureau.

Foto: Reprodução/Google.
Exposuper 2013, realizada no Expoville.
Exposuper 2013, realizada no Expoville.

Segundo ele, a modernização do Expoville, um dos principais pavilhões da cidade, é a grande responsável pelo salto qualitativo que a região Norte de Santa Catarina teve em relação aos eventos.

“As organizações podem contar com uma estrutura bem dividida, organizada e funcional, que atende aos requisitos para feiras de grande porte e permite que Joinville dispute em nível de igualdade com outros destinos do Brasil.”, explica o executivo.

As grandes novidades para 2015 são a vinda do Industrial Supply, uma das maiores feiras da indústria automotiva do mundo. Tradicional na Alemanha, o evento acontece no Brasil pela primeira vez.

O diretor-geral da Hannover Fairs Sulamérica e responsável por trazer o evento para cá, Valério Regente, explicou que Joinville foi uma escolha natural.

“A infraestrutura da cidade para eventos de negócios, a localização estratégica e a chegada recente das fábricas da BMW e da GM foram atrativos que contribuíram para a realização da feira na cidade.”, afirmou o diretor.

Comércio, hotéis, bares, restaurantes, buffet’s e empresas que atuam na prestação de serviços para eventos já estão ansiosos para o público que chegará à cidade no próximo ano.

De acordo com uma pesquisa interna do Convention & Visitors Bureau, que se baseou nos últimos grandes eventos realizados em Joinville, cada visitante que participa de alguma feira na cidade gasta em média R$ 300 por dia.

Em números gerais, isso significa que nos meses mais recheados de eventos — julho tem cinco grandes feiras no calendário —, a geração de receita deve chegar na casa dos R$ 60 milhões.

“Nosso calendário para 2014 previa cerca de 50 eventos, e todos foram um sucesso. Ainda nem fechamos o ano e já temos quase 40 grandes feiras na agenda de 2015”, garante Souza.

Sem contabilizar os eventos de dezembro, que ainda não estão no calendário da cidade, a estimativa é que mais de 800 mil pessoas passem pela região, e os sindicatos das redes hoteleiras já calculam ocupações de quase 100% da capacidade regional.

 

 

banner canal mkt