Em dívida com a poesia, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, tem início hoje (1º/07) e vai homenagear, em sua sétima edição, o poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968). O único poeta a quem a Flip rendeu homenagem foi Vinícius de Moraes (1913-1980) na primeira edição, em 2003.
A programação oficial, que inclui 34 romancistas, ficcionistas, historiadores, jornalistas e quadrinistas, promete, além do resgate e da valorização da obra de Bandeira, reflexões sobre ciência, religião, política e direitos humanos nas ruas da histórica Paraty.
O Unibanco volta a patrocinar pelo quinto ano consecutivo a Festa Literária de Paraty (Flip), dessa vez ao lado do Itaú, por conta da recente fusão. O evento será o primeiro a receber a chancela do projeto Itaúbrasil, programa de marketing cultural da instituição financeira inaugurado no ano passado.
Na Flip, o Itaú promoverá em seu estande a distribuição digital gratuita de mais de 30 obras literárias que já caíram em domínio público, de autores como Machado de Assis e Eça de Queirós. O evento acontece de 1 a 5 de julho na cidade.