Fevereiro será um mês especial para os apreciadores de uma boa cerveja artesanal e para quem quer entender mais deste universo, a partir de novas experiências com sabores e estilos variados. A 1ª edição do Floripa Beer Experience, nos dias 10 e 11, no CentroSul, terá mais de 70 rótulos, de 12 cervejarias da região metropolitana de Florianópolis: Faixa Preta, Badenia, Cervejaria da Ilha, Cozalinda, Jester, Kairós, Unika, Weinmann, The Liffey, Cervejaria da Lagoa, Sunset Brew e Kiezen Ruw. A organização é da União Cervejeira, com apoio da Ampe Metropolitana.
No amplo Centro de Convenções localizado na região central da cidade, o público terá ainda uma área de alimentação, com food trucks, além de cinco shows. Na sexta-feira, haverá apresentação das bandas Time Bomb e Samba CEFID. No sábado, The Jovens, Otávio Marcolla Blues Band e Get Back.
Outra presença especial será do Science of Beer Institute, instituição de ensino com sede em Florianópolis, responsável por promover cursos voltados ao mercado cervejeiro em todo o país, desde 2013. De acordo com a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), as microcervejarias devem alcançar 2% do mercado brasileiro de cerveja em 10 anos. Hoje, são aproximadamente 200 microcervejarias registradas no país, em especial no Sul e Sudeste, produzindo uma variedade de mais de 120 estilos. Em 2013, o instituto formou 50 novos sommeliers de cerveja em Ribeirão Preto (SP) e Florianópolis. Em 2014, novas turmas foram abertas no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e novamente em Florianópolis e Ribeirão Preto.