O endomarketing é uma atividade batizada em 1990 por Saul Bekin em seu livro “Fundamentos do Endomarketing“. “Endo”, originário do grego, significa posição ou ação no interior, ou seja, “movimento para dentro”. Portanto, endomarketing é um conjunto de ações de marketing institucional dirigidas para o público interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores, clientes).
Sua principal função é disseminar aos funcionários a noção de cliente para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa. Isto significa tornar o colaborador um aliado, promovendo a ideia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa, dando aos empregados mais liberdades para expor suas ideias e conhecer a empresa, sempre com o principal foco no cliente.
O grande desafio do endomarketing é proporcionar aos empregados uma condição de aplicação de valores como: transparência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação, transformando esses valores em crescimento e desenvolvimento destes, e consequentemente, em ganhos de produtividade.
O principal benefício que se busca é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro da empresas.