Cerca de 3.800 profissionais de diversos segmentos de mercado marcaram presença na 10ª GEO Summit Latin America 2009 (Congresso e Feira Internacional de Geoinformação) e na 2ª ExpoGPS (Feira e Congresso Latino-Americano de Localização e Rastreamento), realizados de 21 a 23/07, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
O público visitante foi formado, principalmente, por técnicos, engenheiros, profissionais responsáveis pela coleta de dados em campo, especialistas em geoprocessamento e gestores de projetos dos mercados de meio ambiente, gestão pública, saneamento, telecomunicações, energia, marketing, mineração, petróleo, gás e agronegócios. “A área de informação geográfica vem crescendo anualmente por ser considerada uma ferramenta primordial na tomada de decisão de negócios”, afirma o gerente geral dos eventos, José Danghesi.
As feiras reuniram mais de 100 marcas do segmento que apresentaram as últimas novidades e inovações tecnológicas como, por exemplo, sistemas GIS para mapeamento de subsolo em prefeituras, estações totais que economizam energia das baterias, aparelhos GPS alimentados a luz solar, sistemas de informação geográfica para saneamento, tecnologia para dispositivos móveis e mercado de utilities, scanner de longa distância para mineração e de curta distância para construção e reconstrução de cidades, satélites com resolução submetrica, entre outros.
Para Danghesi, a geoinformação é uma tecnologia crescente ainda não tão conhecida. “O motivo é que a sociedade vem sendo cada vez mais beneficiada com sua utilização, muitas vezes sem saber ou perceber sua existência”, explica.
Organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, o GEO Summit é considerado o maior e mais completo evento na área de geotecnologia, e tem o apoio institucional Gita Brasil (Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial), Gita(Geoespatial Information & Technology Associations), ABCE (Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica), Crea-SP (Conselho Regional e Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Irib(Instituto de Registro Imobiliário do Brasil), Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção), AEASP (Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo) e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Caixa Econômica Federal, Petrobras e do Governo Federal.
Já a ExpoGPS 2009 conta com o apoio oficial da Gristec (Associação Nacional das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento) e da NTC & Logística.
A próxima edição das feiras está marcada entre 13 e 15 de julho de 2010, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.