A GfK lançou oficialmente nesta semana a ferramenta Advantage/Multimedia, uma solução integrada para testar campanhas publicitárias, em diferentes mídias, antes de elas serem veiculadas. A empresa de pesquisa de mercado já trabalha com pré-teste de campanhas desde 1993, mas, até então, analisando individualmente os resultados em cada mídia.
A novidade da ferramenta é a integração das mídias no processo, que, para Mario Mattos, diretor de marketing da GfK Brasil, potencializa a análise do impacto da ação publicitária e possibilita que agência ou anunciante aprimore a campanha, ou mesmo, a modifique antes da estreia. “Estamos utilizando a ferramenta há um ano. Assim, conseguimos construir um banco de normas para lançá-la oficialmente agora”, explica Mattos.
A mensuração do impacto da comunicação é feita por meio de pesquisa com amostra de 150 pessoas, em média. Os pré-testes podem ser aplicados via web ou em uma central física. Durante o processo, as pessoas terão contato com a campanha em mídias como TV, rádio, PDV, anúncio impresso, entre outros. O diagnóstico trará dados sobre o efeito emocional que a ação causou como um todo nos entrevistados. Segundo Mattos, não é possível analisar o impacto separado da campanha em cada mídia.
Todo o processo, até a entrega dos resultados para o cliente, pode durar, no máximo, 13 dias.