No mês mundial de combate à mortalidade por câncer de mama, o Instituto Avon leva ao Parque Ibirapuera, um dos principais cartões postais da maior cidade da América do Sul, uma roda-gigante iluminada de cor-de-rosa. Os visitantes do parque poderão girar na roda gratuitamente, desde que dediquem alguns minutos para receber informações sobre a doença e os exames preventivos. Esta ação de marketing sustentável, batizada de “Giro pela Vida”, é destaque dentro do conjunto de mobilizações da campanha Avon contra o Câncer de Mama, que acontece em várias partes do País ao longo do mês de outubro.
Foto: Reprodução/Google.
A roda-gigante cor-de-rosa foi aberta à população no dia 03 de outubro e segue até 12 do mesmo mês. Além da diversão e da informação, há um serviço importante. Diariamente, estão disponíveis mamografias para mulheres com mais de 40 anos de idade. Elas são realizadas dentro de uma carreta do Hospital do Câncer de Barretos, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. “A roda tem uma grande simbologia, representa os altos e baixos da mulher que enfrenta o câncer de mama, e mostra a necessidade de ela ser apoiada.”, comenta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon. “Queremos chamar a atenção para o fato de que muitas mulheres ainda morrem por causa dessa doença, e o maior acesso aos exames preventivos pode mudar este cenário.”, declara Lírio. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2014, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia. Quando diagnosticado no início, a chance de cura é de até 90%.
Fonte Rosa e Árvore da Vida
Enquanto a roda gira na Praça de Eventos, outras atrações relacionadas à campanha acontecem dentro do parque. O espetáculo Giro pela Vida, projeto patrocinado pela Avon por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, será apresentado ao público em todos os sábados e domingos de outubro. Ele consiste na dança das águas na famosa Fonte Multimídia do parque, mantida pelo Pão de Açúcar, que estará colorida de rosa durante todo o mês de outubro, e a exibição de curtas e fotos relacionados ao tema, com imagens e depoimentos emocionantes.
Foto: Reprodução/Google.
A narração é de uma voz feminina, algo inédito nos shows da Fonte. As sessões, com duração de 20 minutos cada, acontecem sempre às 20h e 20h30. Ao final de cada apresentação, uma instalação artística, em forma de árvore, é iluminada como encerramento do espetáculo. A Árvore da Vida, projetada em fios de alumínio pelo artista Paulo Bordhin, roda sobre o próprio eixo para que as pessoas possam escolher o local onde amarrar o laço rosa, ícone da campanha. Doe sua selfie Durante todo o Outubro Rosa, a cada foto postada com a hashtag #giropelavida, divulgando a causa no Instagram, o Instituto Avon doará R$ 1,00 para a Casa da Mama (até o limite de R$ 20 mil). Mobilizações Durante o mês de outubro acontecerão centenas de mobilizações Avon contra o Câncer de Mama em todo o País. São caminhadas, corridas, palestras, encontros e ações para conscientizar as mulheres a fazerem os exames preventivos. Essas iniciativas contam com a participação especial de boa parte dos 1,5 milhão de revendedores autônomos de produtos, além de funcionários da empresa e parceiros. Desde 2003, quando foi lançada a campanha “Avon contra o Câncer de Mama no Brasil”, já foram doados R$ 47,8 milhões para 91 projetos voltados para iniciativas de detecção precoce do câncer de mama, incluindo pesquisas, distribuição de materiais informativos, doações de equipamentos, treinamentos e criação de centros de detecção. Em parcerias com organizações de referência que fazem o atendimento pelo SUS, o Instituto Avon viabilizou o surgimento de centros de detecção precoce, que reúnem todos os exames para saúde da mama em um só local. Já são nove centros: Barretos (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Jundiaí (SP), Goiânia (GO), Uberaba (MG), São Paulo (SP), Porto Velho (RO). Como resultado dessas parcerias, e de outros projetos colocados em prática ao longo de mais de uma década de trabalho, milhões de brasileiras foram incluídas pela rede pública de saúde nos exames preventivos do câncer de mama. Essas parcerias do Instituto Avon permitiram a realização de mais de 1,5 milhão de mamografias e 275.760 ultrassonografias. Entre os exames realizados, a doença foi encontrada em 25.800 casos, que foram encaminhados para o tratamento nos principais centros oncológicos do País. Para que esses projetos se realizem, o papel do revendedor Avon é fundamental. Em todo o Brasil, são 1,5 milhão de pessoas comprometidas a levar a mulheres e homens mais que produtos de beleza. Por meio da venda de produtos com lucro revertido à campanha Avon Contra o Câncer de Mama, eles contribuem para os projetos e ao mesmo tornam-se multiplicadores, alertando para os cuidados que a mulher deve ter.
Gargantilha Love da Avon
A gargantilha Love é a peça que a Avon criou exclusivamente para gerar arrecadação para a causa. Ela é banhada em prata e traz como pingente o laço rosa, símbolo universal da luta pelo fim da mortalidade por câncer de mama. A gargantilha estará disponível no folheto de produtos da Avon até a primeira semana de novembro, por R$ 19,99. Ao comprar a gargantilha, o consumidor autoriza a Avon e a revendedora a doar todo o lucro da venda para projetos coordenados pelo Instituto Avon que ampliam o atendimento médico às mulheres brasileiras, pelo SUS, em parceria com instituições hospitalares de todas as regiões. A embaixadora do Instituto Avon, Luíza Brunet, é quem apresenta o produto.
Foto: André Ligeiro.
Luiza Brunet este no Parque do Ibirapuera do dia da abertura do Giro pelo Vida.