A mostra revela como é o processo de plantio, a tradição do cultivo e as histórias das famílias produtoras de guaraná.
Já imaginou conhecer uma plantação de guaraná da Amazônia e todo o seu processo de cultivo até chegar na sua mesa geladinho e saboroso?
Essa é a proposta da exposição “De Maués Para Suas Mãos”, promovida pela Guaraná Antarctica, que fica em cartaz no no Studio Dama, nos dias 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de novembro, das 12h às 20h. A entrada é gratuita.
Apesar de ser relativamente pequeno – o município tem aproximadamente 60 mil habitantes – Maués tem uma das festas mais conhecidas do Estado do Amazonas, a festa da colheita do guaraná.
A safra desse fruto iniciou agora em novembro e vai até janeiro, se mantendo sempre nessa janela de meses. Para celebrar a data, a exposição chega a São Paulo e apresenta em detalhes a riqueza cultural dessa região do País.
Construída a partir de fotos e com diversos recursos sensoriais, a mostra revela os passos do plantio do fruto, a tradição do cultivo e as histórias das famílias produtoras que vivem da plantação. As lendas indígenas que rodeiam o guaraná também não ficam de fora.
Com realização da marca de guaraná, que fornece capacitação para produtores locais de Maués, a exposição também explora recursos de realidade virtual para transportar o público para o meio de um guaranazal da Amazônia.
O Studio Dama fica na rua Ferreira de Araújo, número 1.056, no bairro Pinheiros, em São Paulo (SP).