Experiência de Marca

Heineken inova com ativação envolvendo arte contemporânea

arte_passagem dá sequência ao projeto de brand experience da plataforma Green Your City que propõe iniciativas com o viés sustentável e ressignificação de espaços urbanos.

A vocação cultural de São Paulo consegue transpor os limites dos espaços físicos. Fora de museus, galerias e centros culturais, a capital paulista é famosa não só por movimentar a cena artística, mas ainda por incorporar arte também no cotidiano de quem atravessa a cidade – o que faz com que o público se torne um agente relevante.

Com base nesse contexto, arte_passagem convida o público a conhecer e experimentar obras de grandes artistas da cena contemporânea, com intervenções e performances gratuitas, unindo arte à paisagem e aos espaços.  

Esta ativação de marca fora do convencional faz parte da plataforma de brand experience Green your City da Heineken que propõe uma variedade de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos.

Veja também: Porque a Heineken mudou a cor da sua estrela vermelha

O nome do projeto arte_passagem não foi escolhido sem razão, mas sim por um desejo de impactar o maior fluxo de olhares em um ambiente fora do eixo cultural, onde ocorre a vida diária, que inclui bombonieres, salões de beleza, oficinas e demais comércios. No meio das vitrines, reunidas em uma chamada “galeria comercial”, o espaço se torna ideal para a união de arte e paisagem. 

“A ideia é que os projetos sejam conceitualizados e lidos em relação ao contexto onde estão inseridos, e vistos pelos transeuntes da cidade, no fluxo de suas passagens”, detalha o idealizador e artista Ilê Sartuzi.

Edificio-Eiffel

O local selecionado pelos idealizadores Ilê Sartuzi, Matheus Chiaratti, Pedro Zylbersztajn e o curador João Paulo Quintella para receber o projeto foi o famoso prédio desenhado por Oscar Niemeyer nos anos 50, o Edifício Eiffel, que fica no centro de São Paulo.

A ocupação tem como foco principal democratizar o acesso à arte através de uma mostra pública e gratuita em uma localidade central da metrópole, que é também um cartão postal para os fãs da arquitetura modernista.

O público que percorre diariamente a Praça da República fica surpreso com o formato inovador do prédio e trazendo um outro significado ao espaço, o arte_passagem reforça sua vocação de incentivar a (con)vivência do edifício histórico. 

A exposição mostra ao público um recorte da obra de Leonilson, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira, fazendo uma conexão com Rafael RG, artista emergente de grande relevância na cena artística atual, que exibe uma obra inovadora e comissionada.

Fazendo um contraste com um conjunto de cinco adesivos de Leonilson exibidos ao redor da galeria-vitrine, um piano no centro do local materializa a pesquisa Vox Noturna, feita por RG e mostrada pela primeira vez na SP-Arte. 

Local da primeira intervenção do projeto, com obras de Ana Matheus Abbade, Agrippina R.Manhattan e Sonia Gomes, na galeria-vitrine do Edifício Eiffel. Foto: Ana Pigosso