O fenômeno de acessar a internet enquanto assiste à televisão é um comportamento que vem se consolidando entre os internautas, e, segundo o estudo Social TV, já é uma realidade para 16 milhões de brasileiros.
Desenvolvido pelo Ibope Media para compreender os hábitos entre os que consomem conteúdo televisivo em diferentes plataformas, a pesquisa aponta que, embora a troca de mensagens por meio dos comunicadores seja a principal atividade on-line destes indivíduos simultâneos, 38% desses consumidores fazem comentários nas mídias sociais sobre os programas que estão assistindo na TV.
Foto: Reprodução Google.
Um aumento absoluto de 136% em relação a 2012, quando o Ibope Media divulgou a primeira pesquisa sobre o tema.
De forma geral, o público feminino e os jovens se mostraram mais propensos a realizar atividades simultâneas que envolvam a sociabilização e o entretenimento. Analisando os dados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, concluiu-se que 65% das pessoas que comentam sobre um determinado programa durante sua transmissão são mulheres e 66% estão na faixa dos dez a 29 anos de idade.
Os fatos engraçados geralmente são os mais comentados – 64% dos paulistas e cariocas acreditam que esse tipo de episódio é o que mais gera repercussão, seguido dos eventos polêmicos (44%) e trágicos (25%).
Ainda em São Paulo e no Rio de Janeiro, o estudo do Ibope Media aponta que 80% do público que faz comentários enquanto assiste à TV já trocou de canal ou ligou a televisão para ver um programa que foi sugerido ou comentado em uma mensagem que recebeu pela internet.