Com a marcante opinião de alguns dos principais banqueteiros, responsáveis por festas pelo País afora, pode-se evidenciar as tendências para eventos. No assunto comida, o que está na moda nos eventos, tem menos a ver com o menu propriamente dito e mais com a maneira como o cardápio é servido.
A tendência é o serviço que tem sido chamado de jantar-degustação, com pequenas porções individuais, servidas em cumbucas, taças e que não necessitam de talheres ou que o convidado esteja sentado, afirma Vivi Barros, do Buffet Vivi Barros.
O sucesso da novidade deve-se a uma mudança no perfil das festas, cada vez mais voltadas para o lado informal. Hoje as festas são mais animadas, com as pessoas circulando. Antigamente, era um evento “parado”, com primeiro prato, segundo prato…, acredita Silvia Silvieri, do Silvia Silvieri Gastronomia.
Tal tendência, muito presente em eventos corporativos, o timing da festa não fica preso ao jantar e à apresentação. Montar ilhas gastronômicas, para que as pessoas sirvam-se quando quiserem, é algo prático e eficiente.
As comidas com influência étnica tendem a combinar com estas ilhas que apresentam pequenas porções. Além da culinária japonesa, que se mantém em alta, opções com influências tailandesas, marroquinas e indianas vêm conquistando lugar nas festas.