O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será palco da Labace 2009 – 6ª Latin America Business Aviation Conference & Exhibition, que acontece de 13 a 15/08. Com realização da Abag – Associação Brasileira de Aviação Geral, é considerada a maior feira de aviação executiva na América Latina.
Nesta edição, estima-se que mais de 98 expositores, entre fabricantes e prestadores de serviços nacionais e internacionais, apresentarão as principais aeronaves e novidades do setor. Nos moldes das principais feiras de aviação do calendário internacional, tendo o apoio da mais importante associação do setor, a norte-americana NBAA – National Business Aviation Association Inc. – a Labace é única no Hemisfério Sul.
O objetivo da feira é propiciar negócios entre a indústria aeronáutica e usuários em potencial do transporte aéreo de negócios. “Agilidade e segurança são hoje essenciais aos executivos de grandes companhias, que precisam estar em diferentes lugares em um curto período de tempo, necessidade que a aviação comercial muitas vezes não atende”, explica o presidente da Abag, Rui Aquino.
A expectativa da associação é que a edição deste ano gere um volume de vendas 10% superior à edição do ano passado. “Nas edições anteriores, vínhamos de um crescimento acima da média devido ao bom momento econômico em todo mundo. Em 2008, nosso volume de vendas aumentou 60% em relação aos resultados de 2007”, conta Ricardo Nogueira, vice-presidente executivo.
Atualmente, porém, o atual cenário financeiro mundial obrigou a Abag a rever as metas de crescimento, mas o reaquecimento do mercado, ainda no primeiro semestre do ano, já indica a recuperação das vendas e a estimativa positiva dos negócios.
Rui Aquino explica, ainda, que a realização, na América Latina, de um evento nos moldes das principais feiras mundiais de aviação executiva, deve-se às oportunidades de negócios nos países da região, especialmente no Brasil, devido ao franco desenvolvimento das atividades ligadas à agricultura, mineração, manufatura e serviços.